Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Guia elege pão da Sicília como o melhor da Itália

Lista foi divulgada pela 7ª edição do 'Guia Pães e Padarias'

24 jun 2025 - 14h48
(atualizado às 15h23)
Compartilhar
Exibir comentários

A padaria "Frangipane forno e cucina", da cidade de Milazzo, na região da Sicília, tem o melhor pão do país europeu no ano, segundo a 7ª edição do Guia Pane e Panettieri da Itália, assinada pela Gambero Rosso e apresentada nesta terça-feira (24), em Roma.

Padaria 'Frangipane forno e cucina', da cidade de Milazzo, faz melhor pão
Padaria 'Frangipane forno e cucina', da cidade de Milazzo, faz melhor pão
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O local, que recebeu um prêmio especial, foi fundado no ano passado pelo italiano Antonio Palana, um ex-ferroviário que deixou seu "emprego fixo" para seguir seu sonho, e Michela Di Rubbo com seu pane cunzato, o tradicional sanduíche temperado siciliano.

A publicação gastronômica e vinícola apresentou uma análise total de 614 padarias da península, com um aumento, em relação à edição anterior, no número de estabelecimentos premiados com os "Tre Pani" ("Três Pães") - o maior reconhecimento considerando matérias-primas, processamento e conceito -, subindo para 65.

Ao todo, quatro são sicilianas: Forno Biancuccia, de Catânia; Francesco Arena Mastro Fornaio, de Messina; Martinez, de Trapani; e Panificio Guccione, de Palermo.

No topo do ranking dos "Tre Pani" está o Piemonte, com 10 estabelecimentos premiados, incluindo um novo. Na sequência aparece Lombardia (9) e Lazio (8).

Já os "Prêmios Especiais" também aumentaram, passando dos três anteriores para os cinco atuais: "Padeiro Revelação", "Pão e Território", "Padaria do Ano", "Pão Típico" e "Pão do Ano".

A "Padeira Revelação" foi a "Chiara Regattieri", do tipo "Due Forno Contemporaneo", em Mântua, na Lombardia, enquanto o "Prêmio Pão e Território" foi para a padaria "Il Forno di San Leo", em San Leo (Rimini), na Emília-Romagna.

Já os prêmios de "padaria do Ano" e "pão típico" ficaram com a "Coce", em Parma, na Emília-Romagna, e a "Panequaglia - Sant'Urbano", em Pádua, no Vêneto, respectivamente. 

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade