Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Guerra no Irã gera despesa de 500 milhões de euros por dia à União Europeia

'Consequências do conflito poderão ser sentidas por anos', disse Von der Leyen

29 abr 2026 - 10h14
(atualizado às 10h43)
Compartilhar
Exibir comentários

 A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou nesta quarta-feira (29) que a guerra no Irã tem custado cerca de 500 milhões de euros (R$ 2,9 bilhões) por dia à União Europeia em matéria energética.

Von der Leyen destacou custos que guerra no Irã tem gerado à UE
Von der Leyen destacou custos que guerra no Irã tem gerado à UE
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"Em apenas 60 dias de conflito, nossos gastos com importações de combustíveis fósseis aumentaram mais de 27 bilhões de euros (R$ 158 bilhões). Estamos perdendo quase 500 milhões por dia", disse Von der Leyen na sessão plenária do Parlamento Europeu.

"O caminho a seguir é óbvio: devemos reduzir nossa dependência excessiva de combustíveis fósseis importados e impulsionar nossa produção nacional de energia limpa e acessível", reforçou.

Segundo a líder de Bruxelas, as consequências do conflito no Oriente Médio, iniciado em 28 de fevereiro, "poderão ser sentidas por meses ou até anos", devido ao fechamento do Estreito de Ormuz, rota crucial para o escoamento da produção de petróleo e gás do Golfo Pérsico.

"Nosso objetivo comum é ver um fim duradouro na guerra no Irã, e isso inclui a restauração da liberdade de navegação plena e permanente no Estreito de Ormuz, sem tarifas de trânsito", frisou Von der Leyen. 

Ansa - Brasil
Compartilhar

Comentários

As opiniões expressas nos comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Terra.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra