PUBLICIDADE

Mundo

Fundo russo pede registro emergencial da vacina Sputnik V à UE

Previsão é de que autorização saia em cerca de 10 dias

20 jan 2021 - 11h14
(atualizado às 11h44)
Compartilhar
Exibir comentários

O Fundo Russo para Investimentos Diretos (RDIF) informou nesta quarta-feira (20) que solicitou o registro para uso emergencial da vacina anti-Covid Sputnik V, criada pelo Instituto Gamaleya de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia com o apoio dos ministérios da Saúde e da Defesa da Rússia, à Agência Europeia de Medicamentos (EMA).

Sputnik V já recebeu a autorização de uso emergencial em diversos países
Sputnik V já recebeu a autorização de uso emergencial em diversos países
Foto: EPA / Ansa - Brasil

"O RDIF confirma que a Revisão Científica ocorreu no dia de ontem entre os grupos científicos da Sputnik V e da EMA. Mais de 20 especialistas internacionais e cientistas fizeram parte. Nós esperamos que as recomendações baseadas nos resultados da Revisão Científica sejam enviados ao grupo da Sputnik V em 7-10 dias", diz a nota oficial publicada através da agência de notícias Sputnik.

A EMA não se manifestou publicamente.

O órgão também confirmou que os dados sobre a primeira vacina russa aprovada serão revisados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em uma "análise preliminar".

A Sputnik V já está sendo aplicada na Rússia na população em geral, bem como em outros países do mundo - como na Argentina. Também recebeu autorização emergencial na Sérvia, Bolívia, Belarus, Palestina, Venezuela e Paraguai.

A vacina foi o primeiro imunizante a receber a autorização para aplicação no mundo, ainda em agosto de 2020, em grupos prioritários.

Apesar das polêmicas iniciais, atualmente, ela tem todos os seus dados publicados pela OMS. Além desse imunizante, a Rússia tem mais dois - um em uso emergencial e outro em estudo - em desenvolvimento.

Recentemente, os governos da Rússia e da Alemanha iniciaram as conversas para a produção em território alemão da Sputnik V. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade