PUBLICIDADE

Mundo

França fecha fronteiras para países de fora da UE

Governo tenta evitar imposição de um terceiro lockdown

30 jan 2021 - 10h20
(atualizado às 10h32)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo da França anunciou nesta sexta-feira (29) o fechamento de suas fronteiras para viajantes provenientes de fora da União Europeia, em uma tentativa de conter a disseminação de novas cepas do coronavírus Sars-CoV-2.

Movimentação no Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris
Movimentação no Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris
Foto: EPA / Ansa - Brasil

A medida entra em vigor neste domingo (31) e só abre exceção para viagens consideradas "essenciais". "As entradas e saídas de nosso território com destino ou proveniência em um país externo à União Europeia serão vetadas, salvo motivos imperativos", disse o primeiro-ministro Jean Castex.

A proibição chega enquanto o presidente Emmanuel Macron tenta evitar a imposição de um terceiro lockdown na França, que totaliza cerca de 3,2 milhões de casos e quase 76 mil óbitos na pandemia. "Os próximos dias serão decisivos", disse Castex após uma reunião do conselho de defesa sanitária.

Para evitar medidas mais drásticas, o governo determinou o fechamento de grandes shoppings centers e o reforço da fiscalização do toque de recolher noturno.

Viajantes provenientes dos outros 26 países da União Europeia, com exceção de trabalhadores pendulares, terão de apresentar exame RT-PCR negativo.

A exigência já estava em vigor para chegadas aéreas e marítimas, mas agora também valerá nas fronteiras terrestres.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade