Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

França acusa Comissão Europeia de 'forçar' acordo UE-Mercosul

Ministra da Agricultura afirmou que 'situação é muito grave'

25 jun 2025 - 15h22
(atualizado às 15h58)
Compartilhar
Exibir comentários

A ministra da Agricultura da França, Annie Genevard, acusou a Comissão Europeia de querer "forçar" a assinatura do acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul.

Ministra da Agricultura da França, Annie Genevard, afirmou que 'situação é muito grave'
Ministra da Agricultura da França, Annie Genevard, afirmou que 'situação é muito grave'
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Os comentários da política francesa foram feitos ao lado do seu homólogo polonês, Czeslaw Siekierski, que compartilhou a opinião da colega em relação ao tema.

"Há sérias preocupações porque a Comissão quer forçar o acordo. É uma situação muito grave. Os Estados-membros não têm se envolvido realmente nas negociações. Os agricultores, ainda menos", declarou Genevard.

A ministra francesa acrescentou em seu discurso que vários países europeus, incluindo a Itália, se juntaram à luta e também "expressaram fortes preocupações".

"A Comissão precisa alcançar uma maioria qualificada para poder adotar este texto. Não é algo garantido", explicou.

Os países mencionados por Genevard durante sua fala no evento (Hungria, Áustria, Irlanda, Holanda, Romênia e Itália) expressaram reservas sobre o acordo UE-Mercosul, mas nem todos indicaram claramente se pretendem simplesmente se abster ou votar contra.

Na última segunda-feira (23), a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, avaliou que o livre comércio "nem sempre é justo" e disse que o acordo deve ser assinado apenas com garantias para os agricultores do continente.

No início do mês, o ministro dos Assuntos Europeus da Itália, Tommaso Foti, avaliou que o pacto entre UE-Mercosul deverá ser concluído até junho de 2026.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade