0

Forte terremoto atinge noroeste do Japão, desencadeia pequeno tsunami, cortes de energia

18 jun 2019
13h48
  • separator
  • comentários

Um terremoto forte atingiu a costa noroeste do Japão em torno da região de Niigata na terça-feira, provocando um pequeno tsunami, sacudindo prédios e cortando a energia para cerca de 9.000 construções.

Moradores que deixaram suas casas por causa de um terremoto ocupam ginásio de escola em Murakami, no Japão
19/06/2019 Kyodo/via REUTERS
Moradores que deixaram suas casas por causa de um terremoto ocupam ginásio de escola em Murakami, no Japão 19/06/2019 Kyodo/via REUTERS
Foto: Reuters

O terremoto de magnitude 6,4 , de acordo com o serviço geológico dos Estados Unidos (USGS), durou 20 segundos e os danos incluíram um deslizamento de terra que atingiu uma estrada, de acordo com a emissora pública NHK. Não houve relatos iniciais de mortes ou incêndios.

Autoridades levantaram um alerta de tsunamis de 0,2 a 1,0 metro para a região depois que ondas de vários centímetros de altura atingiram partes da costa de Niigata.

Um tsunami de até um metro poderia ter causado algumas inundações e danos em áreas costeiras baixas e margens de rios, embora grande parte da costa do Japão seja protegida por muros marítimos.

"Trabalharemos em estreita colaboração com as autoridades locais para fornecer medidas para desastres, incluindo operações de salvamento e resgate, e instruiremos os funcionários a fornecer informações de maneira rápida e precisa", disse o secretário-chefe do gabinete, Yoshihide Suga, em entrevista coletiva.

O tremor ocorreu às 22h22 (no horário local) a uma profundidade de 12 quilômetros, informou o USGS.

Segundo a Agência Meteorológica do Japão, o terremoto mediu 6,7 e em alguns lugares foi tão alto quanto um forte seis em "Shindo", ou Escala de Intensidade Sísmica, que mede o movimento do solo em pontos específicos ao contrário da magnitude que expressa a quantidade de energia liberada.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
  • separator
  • comentários
publicidade