PUBLICIDADE

Europa

Yanukovich diz que não está cassado e lutará pelo futuro da Ucrânia

28 fev 2014 - 11h05
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Presidente deposto da Ucr&acirc;nia, Viktor Yanukovich, durante cerim&ocirc;nia de assinatura de um acordo de paz com manifestantes</p>
Presidente deposto da Ucrânia, Viktor Yanukovich, durante cerimônia de assinatura de um acordo de paz com manifestantes
Foto: Konstantin Chernichkin / Reuters

O presidente deposto da Ucrânia, Viktor Yanukovich, disse nesta sexta-feira que ninguém o destituiu e que está decidido a continuar lutando pelo futuro da Ucrânia.

Em suas primeiras palavras em entrevista coletiva na cidade russa de Rostov do Don (sul), Yanukovich acusou o novo poder da Ucrânia de implantar o terror e assegurou que teve que ir embora do país por ver sua vida ameaçada.

"Chegou a hora de dizer que tenho a intenção de continuar lutando pelo futuro da Ucrânia contra quem mediante o medo e o terror tenta esmagá-lo, e decidi dizê-lo publicamente", assinalou Yanukovich, que apareceu ao lado por quatro grandes bandeiras ucranianas.

"Ninguém me derrubou... Tive que deixar a Ucrânia por causa das ameaças contra minha vida e minha família...", disse o líder destituído no dia 22 de fevereiro pelo Parlamento ucraniano.

Segundo Yanukovich, o poder em Kiev "foi usurpado por nacionalistas e pró-fascistas, arruaceiros... que são a absoluta minoria dos habitantes da Ucrânia".

Diante de mais de 200 jornalistas reunidos em um centro de congressos em Rostov do Don, Yanukovich afirmou que a saída da situação era o acordo que ele assinou em 21 de fevereiro com a oposição e a participação de mediadores da União Europeia, e insistiu na necessidade de seu cumprimento.

Lembrou que esse acordo contemplava uma reforma constitucional para igualar todos os poderes do Estado e a realização de eleições presidenciais antecipadas em dezembro de 2014.

Contra Yanukovich pesa uma ordem de busca e captura emitida pelas autoridades da Ucrânia que o acusam da morte de quase cem pessoas nos três meses de distúrbios em Kiev.

&amp;lt;a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/crise-na-ucrania/" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/crise-na-ucrania/"&amp;gt;veja o infogr&aacute;fico&amp;lt;/a&amp;gt;
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade