PUBLICIDADE

Europa

Turquia disse que não autorizou uso de suas bases pelos EUA

Incirlik seria um ponto de partida ideal para a força aérea americanas - que tem bombardeado bases do EI na Síria e Iraque

13 out 2014 - 10h56
(atualizado às 10h57)
Compartilhar
Exibir comentários
As bases turcas seriam importantes para os Estados Unidos na luta contra o EI
As bases turcas seriam importantes para os Estados Unidos na luta contra o EI
Foto: Lefteris Pitarakis / AP

A Turquia não concluiu nenhum novo acordo com os Estados Unidos para autorizar o acesso a suas bases aos aviões da coalizão internacional que bombardeiam os jihadistas do Estado Islâmico (EI) na Síria e no Iraque, afirmou uma fonte do governo turco.

"Não há nenhum novo acordo com os Estados Unidos sobre Incirlik", disse a fonte do governo à AFP, em referência a uma base aérea do sul da Turquia.

"As negociações continuam", completou. Uma fonte americana do Departamento de Defesa afirmou no domingo, na condição de anonimato, que o governo de Ancara havia autorizado o exército americano a utilizar suas bases.

"As negociações continuam" baseadas nas condições que a Turquia havia estabelecido para o acordo, isto é, a criação de uma zona tampão e de exclusão aérea na Síria, acrescentou. "Não houve mudanças em nossa postura", garantiu.

Uma autoridade da Defesa havia indicado no domingo que a Turquia tinha autorizado o exército americano a utilizar suas bases aéreas, incluindo a de Incirlik, para seus ataques contra o EI.

Localizada no sul da Turquia, na província de Adana, perto da fronteira síria, Incirlik seria um ponto de partida ideal para a força aérea americanas que tem bombardeado diariamente as posições dos jihadistas no país vizinho.

Desvendando o Estado Islâmico Desvendando o Estado Islâmico

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade