PUBLICIDADE

Oriente Médio

Turquia oferecerá treinamento e equipamento à oposição síria

Uma equipe do Exército dos Estados Unidos discutirá os detalhes do apoio turco na próxima semana

10 out 2014 - 19h51
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Curdos turcos observam a cidade s&iacute;ria curda de Kobani do topo de uma colina perto da fronteira entre Turquia e S&iacute;ria, na regi&atilde;o do port&atilde;o de Mursitpinar, em 10 de outubro</p>
Curdos turcos observam a cidade síria curda de Kobani do topo de uma colina perto da fronteira entre Turquia e Síria, na região do portão de Mursitpinar, em 10 de outubro
Foto: Umit Bektas / Reuters

A Turquia vai oferecer treinamento e equipamento para grupos de oposição moderados na Síria, disse o Departamento de Estado dos Estados Unidos nesta sexta-feira, acrescentando que uma equipe de planejamento do Exército norte-americano vai visitar Ancara na próxima semana para discutir o tema com mais detalhes.

"A Turquia concordou em oferecer treinamento e equipamento para a oposição moderada síria", disse a porta-voz Marie Harf a repórteres ao detalhar o encontro entre autoridades dos EUA e da Turquia em Ancara.

"Uma equipe de planejamento (do Departamento de Defesa dos Estados Unidos) vai viajar para Ancara na próxima semana para continuar planejando por meio dos canais militares", ela acrescentou.

O general aposentado dos EUA John Allen e o enviado especial Brett McGurk, as autoridades responsáveis por estabelecer a coalizão para enfrentar os militantes do Estado Islâmico na Síria e no Iraque, viajaram para a Turquia para pressionar as autoridades do país a desempenhar um papel maior no confronto.

A situação atingiu um ponto crítico nesta semana depois que os militantes do Estado Islâmico chegaram próximos da síria de Kobani, na fronteira com a Turquia. Na sexta-feira, mais de um terço da cidade estava ocupada e a ONU alertou que milhares de pessoas "devem provavelmente ser massacradas" se Kobani for dominada.

Harf disse que informações preliminares indicam que o número de civis na cidade de Kobani e região "segue baixo", já que a maioria abandonou o lugar em direção à Turquia nas últimas três semanas.

"Sabemos que há uma situação muito delicada lá, mas acreditamos que os números continuam baixos", disse Harf. "Mas é algo difícil de estimar."

Ancara ressente as insinuações de Washington de que o país não está atuando com a força que pode na questão e quer ações conjuntas maiores que também mirem as forças do presidente sírio, Bashar al-Assad.

Harf disse que a Turquia poderia ser útil "em diversas maneiras, não apenas com ação militar direta." Ainda que tenha se recusado a oferecer mais detalhes, a porta-voz disse que as discussões incluíram temas como se a Turquia iria ou não oferecer tropas no solo para o confronto.

Desvendando o Estado Islâmico Desvendando o Estado Islâmico

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade