PUBLICIDADE

Europa

Snowden é eleito reitor da Universidade de Glasgow

Edward Snowden teria aceitado o convite de um grupo de estudantes para se candidatar ao cargo

18 fev 2014 - 17h30
Compartilhar
Exibir comentários
Edward Snowden em imagem de arquivo
Edward Snowden em imagem de arquivo
Foto: AP

O ex-técnico da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, Edward Snowden, acusado de espionagem em seu país, foi eleito reitor da Universidade escocesa de Glasgow, anunciou nesta terça-feira a instituição em seu Twitter.

Edward Snowden havia aceitado o convite de um grupo de estudantes para se candidatar a este cargo.

Ele superou o campeão de ciclismo escocês Graeme Obree, o escritor Alan Bissett e o sacerdote Kelvin Holdsworth,e sucederá o ex-líder do partido liberal democrata britânico, Charles Kennedy.

Entre os reitores precedentes estão Winnie Mandela e o israelense Mordechai Vanunu.

"Estamos contentes de ver Edward Snowden eleito reitor da Universidade de Glasgow", escreveu em um comunicado o grupo de estudantes que o convidou. "Temos uma grande e nobre tradição de fazer declarações importantes através de nossos reitores", continuou o grupo.

Com esta eleição, "mostramos a Edward Snowden e a outros denunciantes corajosos que nós estamos com eles, onde quer que estejam".

"Nas próximas semanas, vamos continuar a fazer campanha para que a NSA e o GCHQ parem seus ataques contra o nosso direito fundamental à privacidade e para que Edward Snowden seja reconhecido como um denunciante corajoso em vez de traidor", insistiu.

A universidade indicou que a principal função do reitor era a de "representar os interesses dos alunos" e que "a escolha do reitor é inteiramente de responsabilidade dos alunos".

O americano Edward Snowden, que fez revelações sobre a NSA, recebe asilo político na Rússia, depois de mais de um mês na zona de trânsito do aeroporto de Moscou.

O ex-técnico da NSA não fez nenhuma aparição pública desde que recebeu asilo.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade