PUBLICIDADE

Europa

Rússia nega boato de que Putin esteja com problemas de saúde

Putin acusou a oposição de "colocar em dúvida a legitimidade e a capacidade de trabalho das autoridades" ao disseminar esses boatos

29 out 2014 - 12h40
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Kremlin divulgou que Putin sofreu lesões esportivas, declarações que levaram a imprensa russa a afirmar que a saúde do presidente tinha deixado de ser um segredo de Estado</p>
Kremlin divulgou que Putin sofreu lesões esportivas, declarações que levaram a imprensa russa a afirmar que a saúde do presidente tinha deixado de ser um segredo de Estado
Foto: Vasily Maximov / Reuters

O Kremlin negou nesta quarta-feira que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, que completou 62 anos no dia 7 de outubro, tenha algum problema de saúde, como informou a imprensa internacional nos últimos dias.

"Que esperem sentados, que mordam a língua. Está tudo bem", garantiu Dmitri Peskov, porta-voz do Kremlin, à imprensa local.

Alguns veículos de informação afirmaram que o líder russo sofre de câncer na medula espinhal ou no pâncreas, e inclusive vincularam a doença com sua decisão de anexar a península da Crimeia e intervir nos assuntos da vizinha Ucrânia.

Segundo as publicações, um especialista alemão estaria tratando Putin devido a problemas nas costas, rumores que surgiram no final de 2012, quando o Kremlin modificou repentinamente a agenda presidencial.

Depois disso, o Kremlin divulgou que Putin sofreu lesões esportivas, declarações que levaram a imprensa russa a afirmar que a saúde do presidente tinha deixado de ser um segredo de Estado. Putin acusou a oposição de "colocar em dúvida a legitimidade e a capacidade de trabalho das autoridades" ao disseminar esses boatos.

Recentemente, durante um fórum internacional em Sochi, Putin considerou "absolutamente errônea" a afirmação de um de seus auxiliares, que falou que "se existe Putin, existe Rússia; e se não existe Putin, não existe Rússia".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade