Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Papa Francisco

Redes sociais exaltam 'moda Argentina': o Papa, uma rainha, "D10s" e Messi

14 mar 2013 - 03h44
(atualizado às 05h58)
Compartilhar
Exibir comentários
O recém eleito papa Francisco, o argentino Jorge Bergoglio, aparece no balcão da Basílica de São Pedro, no Vaticano, nesta quarta-feira. 13/03/2013
O recém eleito papa Francisco, o argentino Jorge Bergoglio, aparece no balcão da Basílica de São Pedro, no Vaticano, nesta quarta-feira. 13/03/2013
Foto: Dylan Martinez / Reuters

Jorge Bergoglio, primeiro papa latino-americano, Máxima Zorreguieta, futura rainha da Holanda, Diego Armando Maradona, "D10S" para seus fãs, e Lionel Messi, para muitos, o melhor jogador do mundo: a Argentina está na moda. Pelo menos é o que pensam muitos argentinos, que inundaram as redes sociais nessa quarta com exaltações sobre o país e seus compatriotas famosos em todo mundo.

Enquanto ainda saboreavam o espetáculo de Lionel Messi na partida contra o Milan nessa quarta-feira e se vangloriavam de ter o melhor jogador do mundo, os argentinos prenderam a respiração ao escutar a voz do cardeal carmelengo ao anunciar o nome de Jorge Bergoglio como novo ocupante da Santa Sé.

O primeiro papa argentino, o primeiro papa latino-americano e o primeiro papa jesuíta, um recorde para um dia histórico, como anunciou a presidente argentina, Cristina Kirchner, que felicitou Bergoglio depois de ter travado com ele duros enfrentamentos nos últimos anos, principalmente durante a campanha contra o casamento gay liderada pelo então cardeal.

Apesar de ter ficado em segundo em 2005 na votação que elegeu Joseph Ratzinger como sucessor de João Paulo II, poucos colocavam o nome de Bergoglio entre os favoritos para se tornar o novo Papa.

Mas “Deus” deixou pistas inequívocas sobre seus planos horas antes do Conclave: o número de sócio de Jorge Bergoglio no clube San Lorenzo de Almagro foi sorteado na loteria argentina na manhã dessa quarta-feira.

Torcedor do San Lorenzo desde a infância, o novo papa recebeu em 2008 uma carteirinha de “sócio centenário” com o número 88235, cujos últimos quatro algarismos foram sorteados no prêmio da Quiniela Nacional matutina.

Ninguém poderia supor que se tratasse de uma mensagem, pelo menos a imprensa argentina, que teve que correr para apurar a biografia de Bergoglio assim que foi anunciado como sucessor de Bento XVI.

Nas redes sociais, muitos se lembraram da famosa "Mão de Deus", expressão criada por Maradona depois de ser questionado por seu polêmico gol contra a Inglaterra na Copa do Mundo de 1986. De Dubai, o craque argentino alimentou a brincadeira, ao afirmar que “o Deus do futebol é argentino, e agora o papa também”. Maradona disse que espera se encontrar com o novo pontífice quando for para a Itália.

Até mesmo a disputa pelas Malvinas foi lembrada. "Também com o Papa jogando ao nosso lado, este ano temos que recuperar as ilhas Malvinas", disse um usuário do Twitter, usando a hastag #OrgulloArgentino, usada por muitos compatriotas.

A celebração pela escolha de Bergoglio dará lugar a outro tipo de festa ainda neste mês: a coroação da primeira rainha argentina, Máxima Zorreguieta, mulher do príncipe Willem-Alexander, no próximo dia 30.

Com Messi, Maradona, a rainha e agora o Papa, uma usuária argentina do Twitter se pergunta: "quem nos para agora, hein?".

Com informações da agência EFE

<a data-cke-saved-href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/raio-x-vaticano/iframe.htm" href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/raio-x-vaticano/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade