PUBLICIDADE

Papa Francisco

Governo brasileiro enviará delegação à posse do novo Papa

Objetivo é aproximar as relações com o Vaticano visando à visita do novo Sumo Pontífice ao Brasil pela Jornada Mundial da Juventude

4 mar 2013 - 20h42
(atualizado às 20h44)
Compartilhar
Exibir comentários
Cardeais se reúnem para conversas preliminares sobre o Conclave no Vaticano nesta segunda-feira
Cardeais se reúnem para conversas preliminares sobre o Conclave no Vaticano nesta segunda-feira
Foto: AFP

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, afirmou nesta segunda-feira que o governo brasileiro enviará uma delegação a Roma para a posse do novo Papa, a ser escolhido por meio de conclave. Além de líder mundial da Igreja Católica, o Papa é o chefe de Estado do Vaticano. A primeira viagem do sucessor de Bento XVI deverá ser ao Brasil, que sediará a Jornada Mundial da Juventude.

“Assim que o novo papa for eleito, a presidenta Dilma deve mandar uma carta, uma delegação a Roma para a posse do novo Papa e deve enviar uma carta renovando o convite da visita do Papa ao Brasil. A primeira carta (convite) foi dirigida a Bento XVI e a partir dessa nova carta, e das novas tratativas, vamos resolver outros detalhes”, explicou o ministro.

Dentro do governo, Gilberto Carvalho vem conduzindo uma série de reuniões sobre a organização do evento católico, que tem expectativa de público superior a de eventos esportivos como a Copa do Mundo e a Olimpíada do Rio de Janeiro.

De acordo com o ministro, há uma forte expectativa do governo brasileiro de que o Rio de Janeiro seja a primeira cidade a ser visitada pelo novo Papa em seu pontificado devido, nas palavras de Gilberto, “à certeza dita pelo Dom Orani João Tempesta (arcebispo do Rio de Janeiro) de que a Santa Sé já manifestou, logo depois da renúncia, de que a Jornada seria mantida e com certeza a presença do novo Papa”.

“Pelo planejamento até agora, a presidenta estaria com o papa em dois momentos: um, no Palácio Laranjeiras, num momento em que se consolidaria a visita de Estado do Papa ao Brasil (...), e depois no domingo, na chamada missa do envio, a missa principal, que vai ser lá em Guaratiba, um grande terreno que está sendo preparado no Rio de Janeiro”, acrescentou o ministro.

A Jornada Mundial da Juventude acontecerá no Rio de Janeiro entre os dias 23 e 28 de julho. A iniciativa, que se realiza anualmente nas dioceses de todo o mundo, prevê a cada dois ou três anos um encontro internacional dos jovens com o Papa, que dura aproximadamente uma semana. A última edição internacional foi em agosto de 2011, na cidade de Madri, na Espanha, e reuniu fiéis de mais de 190 países.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade