"Quero ser pai", diz homem mais alto do mundo
Sultan Kosen, de 2,51 metros de altura, encontrou pela primeira vez o homem mais baixo do mundo, Chandra Bahadur Dangi, e revelou os planos de constituir família
Para marcar o décimo evento anual Guinness World Records Day, o Guinness Book, livro dos recordes, promoveu um encontro inédito entre Sultan Kosen, o homem mais alto do mundo, e Chandra Bahadur Dangi, o homem mais baixo do mundo, na manhã desta quinta-feira, em Londres.
Com 2,51 metros de altura, o turco Sultan, de 32 anos, revelou ao Terra qual seu maior sonho após ter alcançado o estrelato internacionalmente.
"Ano passado realizei meu grande sonho de me casar com Merve Dibo, que tem 1,75 m. Agora estou tentando ter minha família e quero ser pai o quanto antes possível".
Na ocasião, Sultan também falou sobre as dificuldades que enfrenta no dia a dia por conta da sua altura.
"Sempre bato minha cabeça no teto. Faço isso pelo menos uma vez por dia. E não consigo entrar em carros normais, eles não são grandes o suficiente para mim".
Segundo ele, entrar para o Guinness Book em 2009 mudou sua vida em todos os sentidos, inclusive em relação ao preconceito que sofria por ser diferente das outras pessoas.
"Antes tinha medo de sair na rua, ficava só em casa, porque quando saía, as pessoas costumavam rir e zombar de mim. Porém, agora que tenho o recorde mundial de homem mais alto do mundo, isso mudou minha vida completamente. As pessoas querem se aproximar de mim e me dar um aperto de mão”.
Além de viajar o mundo e conhecer pessoas e culturas diferentes, Sultan comentou ainda sobre o desejo de abrir seu próprio negócio na Turquia.
“Atualmente apenas viajo pelo Guinness Book, mas no futuro quero abrir um restaurante de comida caseira, estilo comida de mãe na Turquia”, finalizou.
Do outro extremo
Já o nepalês Chandra Bahadur Dangi, que possui 54,6 cm e o título de homem mais baixo do mundo, afirmou que se sentiu honrado de conhecer seu antagonista em Londres pela primeira vez.
“Estou feliz de conhecer o homem mais alto do mundo. Foi ótimo e estou bastante surpreso”, disse Chandra, de 75 anos.
“Antes de entrar para o livro dos recordes, era apenas um homem comum, mas não era tão ruim assim. Agora sou popular não apenas na minha área local, mas também no mundo inteiro. Fico muito feliz com isso”, acrescentou.
Cotidiano
Para atender às suas necessidades diárias, Chandra conta com tudo feito sob medida e, às vezes, recorre à ajuda da família para atividades que não consegue fazer sozinho.
“Minha cama foi feita sob medida em uma maneira que posso subir sozinha nela. Não tenho problemas com isso. Meu guarda-roupa também foi feito de acordo com minhas necessidades. Há algumas outras coisas que preciso de assistência, como usar o banheiro, tomar banho. Ainda moro em uma área remota onde não há muitas facilidades. Particularmente essas coisas fazem minha vida não tão fácil, mas minha família sempre tenta me ajudar e atender minhas necessidades”.
Porém, ao contrário de seu colega de Guinness Book, Sultan Kosen, Chandra Bahadur Dangi não tem planos de se casar.
“Nunca pensei em casamento por conta do meu tamanho. Não tenho intenção de sair procurando por qualquer mulher bonita. Não quero isso. Sou feliz com o que eu sou e, por conta disso, sou popular hoje. Esse é meu maior sonho que nunca tinha pensado a respeito antes. Amo ainda mais o fato de ser baixinho”.