Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Polêmico advogado francês Jacques Vergès morre aos 88 anos

15 ago 2013 - 20h34
(atualizado às 21h02)
Compartilhar

O advogado francês Jacques Vergès, um dos mais polêmicos da França, faleceu nesta quinta-feira, em Paris, aos 88 anos, de causas naturais, informou o Conselho Nacional dos Advogados (CNB).

"Ele morreu há cerca de 2h30. Fui avisado por seus familiares", disse à AFP o presidente do CNB, Christian Charrière-Bournazel.

Charrière-Bournazel contou que jantou com Vergès "há uns dez dias".

"Ele teve uma queda há alguns meses e emagreceu, caminhava muito lentamente. Tinha dificuldades de falar, mas, intelectualmente, estava intacto. Sabíamos que eram seus últimos dias, mas não achávamos que seria assim tão rápido", lamentou.

Ele elogiou o colega de profissão, "um advogado muito brilhante, com uma grande cultura (...), muito corajoso e muito independente", mas também "muito narcisista", um "provocador", que ele enfrentou ao lado dos partidos civis no processo do nazista Klaus Barbie, defendido por Vergès.

"O que podemos lembrar de Jacques Vergès é, ao mesmo tempo, o talento, a coragem, o compromisso e o senso da contradição com um respeito pelo outro. Um advogado não é um mercenário, é um cavalheiro, e Jacques Vergès era um cavalheiro", elogiou.

Nascido em 5 de março de 1925 - ou um ano antes, segundo um biógrafo - na atual Tailândia, de pai francês e mãe vietnamita, Jacques Vergès esteve à frente das lutas anti-colonialistas.

A lista de seus clientes impressiona. Além de Klaus Barbie e de Khieu Samphan, do Khmer Vermelho, ela inclui membros de movimentos europeus de extrema-direita (como o Ação Direta), os ativistas libaneses Georges Ibrahim Abdallah e Anis Naccache, o ditador sérvio Slobodan Milosevic e dirigentes africanos.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra