Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Paris terá festa da virada na Champs-Élysées sem show musical e com segurança reforçada

Paris se prepara para receber 2026 com festa. Apesar da decisão de cancelar o show musical que marca a virada por razões de segurança, a prefeitura decidiu manter a queima de fogos de artifício e o espetáculo de luzes projetadas no Arco do Triunfo.

30 dez 2025 - 15h57
Compartilhar
Exibir comentários

Como já acontece há anos, a festa da virada será realizada na avenida Champs-Élysées. A celebração será marcada, pouco antes da meia-noite, por projeções que devem, segundo a prefeitura, ressaltar a identidade parisiense e sua diversidade. Também haverá uma homenagem ao jogador de futebol Ousmane Dembélé, ganhador do troféu Bola de Ouro deste ano, além de uma projeção relembrando a relação entre Paris e Roma.

A avenida Champs-Élysées, em Paris, será mais uma vez tomada pelo público para celebrar a virada do ano (imagem ilustrativa, de 7 de dezembro de 2025).
A avenida Champs-Élysées, em Paris, será mais uma vez tomada pelo público para celebrar a virada do ano (imagem ilustrativa, de 7 de dezembro de 2025).
Foto: REUTERS - Benoit Tessier / RFI

À meia-noite, acontecerá a tradicional queima de fogos de artifício, considerada a maior da Europa, acompanhada este ano por uma trilha sonora essencialmente composta por mulheres, mas sem show de música ao vivo. O espetáculo de luzes deve ser concluído com o clássico Imagine, de John Lennon, para começar o ano de 2026, segundo a prefeitura, "num espírito de paz, esperança e fraternidade".

Mais de 10 mil policiais mobilizados

Um forte dispositivo de segurança está previsto para a celebração. Na capital, onde é esperada uma forte concentração na Champs-Élysées, mas também no Trocadéro e no Champ-de-Mars, perto da Torre Eiffel, assim como no bairro central Les Halles, a segurança será reforçada não apenas para conter "tumultos na multidão", mas também para "vigiar os riscos de atentado terrorista", conforme explicaram as autoridades.

Várias estações de metrô nos arredores serão fechadas por razões de segurança - algumas a partir das 14h. Já seis linhas de metrô (1, 2, 4, 6, 9 e 14) circularão a noite toda, gratuitamente, para facilitar a volta para casa.

Cerca de 10 mil policiais e militares serão mobilizados para a noite de Ano-Novo em Paris e arredores. No âmbito nacional, o ministro do Interior, Laurent Nuñez, anunciou a mobilização de 90 mil agentes das forças de segurança.

Réveillon sem álcool

O dispositivo contará com revista de bagagens, proibição da venda de álcool nos arredores da avenida e proibição de entrada no local com garrafas ou recipientes de vidro. Carrinhos de bebê são desaconselhados devido à grande concentração esperada.

Quem estiver em Paris e quiser enfrentar as temperaturas próximas de zero previstas para a noite de quarta-feira (31), o acesso à Champs-Élysées será aberto ao público a partir das 19 horas, com uma entrada principal pela Place de la Concorde, mas outros pontos de acesso também serão abertos, especialmente pela avenida Franklin-Delano-Roosevelt, Rue La Boétie ou Rue de Berri. Recomenda-se que os espectadores cheguem antes das 21 horas.

Com agências

RFI A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade