PUBLICIDADE

Europa

Japonês que pesquisou 'autofagia' leva Nobel de Medicina

3 out 2016 - 06h44
(atualizado às 13h07)
Compartilhar
Exibir comentários

O cientista japonês Yoshinori Ohsumi foi laureado com o Prêmio Nobel de Medicina de 2016 pela sua descoberta do mecanismo de autofagia, processo pelo qual as células "digerem" partes de si mesmas, de acordo com o anúncio feito nesta segunda-feira (3).

Yoshinori Ohsumi foi laureado com o Prêmio Nobel de Medicina de 2016
Yoshinori Ohsumi foi laureado com o Prêmio Nobel de Medicina de 2016
Foto: EFE

Em organismos de seres desnutridos, a autofagia é uma das estratégias de sobrevivência e permite que as células redistribuam os nutrientes para conseguir executar as atividades mais essenciais à vida.

O conceito de autofagia já tinha sido descoberto em 1960, quando cientistas observaram que as células eram capazes de destruir seus próprios componentes e os transportar para a unidade celular chamada de lisossomo.

Em 1990, Ohsumi, pesquisador da Universidade de Tóquio, fez uma série de experiências com levedura para identificar os genes ligados à autofagia. O Nobel de Medicina é oferecido desde 1901 e o pesquisador mais jovem a receber o prêmio foi Frederick G. Banting, que tinha 32 anos em 1923 e descobriu a insulina

Nesta terça-feira (4), será anunciado o Nobel de Física, na quarta (5) o de Química, e na sexta (7) o da Paz. O de Economia será anunciado na segunda-feira da próxima semana (10).

Nobel de Medicina sai para japonês que pesquisou "autofagia":
Fonte: Ansa
Compartilhar
Publicidade
Publicidade