PUBLICIDADE

Europa

Míssil atinge comboio de refugiados no leste da Ucrânia

Não há conhecimento sobre vítimas ainda; o exército ucraniano recuperou parte da cidade de Lugansk nesta segunda-feira

18 ago 2014 - 08h45
(atualizado às 08h49)
Compartilhar
Exibir comentários
Soldados russos permanecem na região de Donetsk - a leste do país
Soldados russos permanecem na região de Donetsk - a leste do país
Foto: DMITRY SEREBRYAKOV / AFP

Um comboio de ônibus com refugiados de Luhansk, no leste da Ucrânia, foi atingido por um míssil lançado por rebeldes nesta segunda-feira, causando um número ainda desconhecido de vítimas, disse um porta-voz dos militares ucranianos.

O governo da Ucrânia acusou os separatistas pró-Rússia de ataques com lança-foguetes múltiplos do tipo Grad contra uma coluna de refugiados, com um saldo de "vários mortos, incluindo mulheres e crianças".

"Os separatistas atiraram contra uma coluna de refugiados perto de Lugansk, na estrada entre Jriashtsuvat e Novosvitlivka, com Grads e morteiros fornecidos pela Rússia", declarou o porta-voz militar Andrei Lysenko.

"Muitos civis morreram, incluindo mulheres e crianças", completou, sem revelar um número exato de vítimas.

O ataque aconteceu por volta das 9h40 locais (3h40 de Brasília), disse.

Os refugiados estavam em um corredor humanitário ao norte de Lugansk, reduto dos separatistas pró-Rússia, pelo qual mais de 1.800 pessoas fugiram da cidade em dois dias, segundo o porta-voz.

Um porta-voz da autoproclamada República Popular de Donetsk disse não ter informações sobre o caso.

Tropas ucranianas recuperam parte da cidade de Lugansk

O exército ucraniano recuperou parte da cidade de Lugansk, no leste do país, e os combates com os separatistas pró-Rússia chegaram às ruas, informou nesta segunda-feira o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional e Defesa da Ucrânia (CSND), Andrei Lisenko.

"Os militares ucranianos conseguiram tomar parte de Lugansk. A cidade está totalmente cercada. Está sendo realizada uma operação de libertação", disse Lisenko.

Segundo o porta-voz do CSND, vários refugiados morreram hoje quando escapavam da cidade após serem atingidos pelos separatistas.

"Morreu muita gente, mulheres e crianças. O número de vítimas está aumentando", denunciou Lisenko.

Nove soldados ucranianos morreram em combates e vinte ficaram feridos nas últimas 24 horas no leste da Ucrânia, onde as forças de Kiev apertam cada vez mais o cerco sobre as principais fortificações dos sublevados, incluídas Lugansk e Donetsk, as duas capitais das regiões homônimas.

Lugansk, sitiada há semanas pelas forças governamentais e cenário dos mais duros combates entre os dois lados, "está no limite da sobrevivência", advertiu em um comunicado a Assembleia Legislativa da localidade.

"A cidade se encontra em situação crítica há 16 dias. Não há fornecimento elétrico nem água, também não funcionam os telefones fixos nem os celulares", afirmaram as autoridades municipais.

Os cidadãos fazem filas para comprar produtos e alimentos de primeira necessidade nos poucos mercados e lojas que seguem abertos.

Com informações da AFP, Reuters e EFE. 

Entenda a crise na Ucrânia Entenda a crise na Ucrânia

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade