PUBLICIDADE

Europa

Ministro da Alemanha nega ter comparado Putin a Hitler

4 abr 2014 - 00h29
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schäuble, desmentiu nesta quinta-feira que tenha comparado a anexação da Crimeia à Rússia às ações de Adolfo Hitler em 1938, antes da Segunda Guerra Mundial.

"Não sou tão burro para comparar Hitler com ninguém. Outros poderão fazer isso, mas os políticos alemães, não", descartou o ministro, em entrevista à televisão estatal nesta quinta-feira. Na última segunda-feira, de acordo com a imprensa alemã, ao falar da Ucrânia, Schäuble teria dito a cerca de 50 alunos em Berlim que "Hitler já recorreu a esses métodos nos Sudetos".

O ministro não nega ter pronunciado a frase, mas "a frase que se seguiu foi 'nós não fazemos comparações'", frisou nesta quinta, bastante aborrecido com a "falta de seriedade" da imprensa que tirou "uma parte da frase de seu contexto".

Hoje, o assunto continua tendo repercussão, principalmente devido à visita do embaixador da Alemanha ao ministério russo das Relações Exteriores.

"Consideramos provocadoras as referências pseudo-históricas do ministro alemão", alfinetou a Chancelaria russa em uma nota publicada depois da entrevista com o embaixador.

"As analogias que se permite pronunciar são vulgares manipulações dos fatos históricos", criticou a diplomacia russa, que considerou que Schäuble deveria "prestar contas" na Alemanha depois dessas declarações.

O comunicado informa ainda que, no ministério das Relações Exteriores, esses comentários foram transmitidos ao embaixador alemão, o que sugere que foi convocado. O embaixador "fez hoje sua visita de acreditação ao ministério russo das Relações Exteriores", disse, por sua vez, o ministério alemão das Relações Exteriores à AFP em Berlim.

Em 1938, em nome do pangermanismo, Adolf Hitler invadiu e anexou os Sudetos, região do oeste da República Tcheca, após argumentar que desejava libertar os alemães da opressão tcheca.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade