PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Europa

Macedônia fecha fronteira e não deixa refugiados passarem

19 nov 2015 - 10h18
Compartilhar
Exibir comentários

As autoridades da Macedônia fecharam a fronteira com a Grécia nesta quinta-feira e não deixam passar refugiados e migrantes, informou à Agência Efe o escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) na Grécia.

"Há duas horas, as autoridades de ARIM não deixam ninguém passar", informou uma porta-voz do Acnur, que explicou que a medida foi aparentemente tomada como resposta após a Sérvia decidir limitar a passagem de refugiados a apenas sírios, iraquianos e afegãos.

De acordo com a fonte, na passagem fronteiriça entre Grécia e Macedônia há entre 400 e 500 pessoas que, apesar de não tentarem atravessar a fronteira à força, se negam a retornar ao acampamento na passagem de Idomeni. A polícia não recorreu à violência, informou a porta-voz.

Entre os que esperam na fronteira há quase 200 iranianos, que não fazem parte do coletivo reconhecido automaticamente como refugiados e cuja viagem à Macedônia já tinha sido impedida nesta manhã, antes do fechamento absoluto da fronteira.

Apenas três ônibus com refugiados e migrantes chegaram ao acampamento de Idomeni hoje, mas outros são esperados de Atenas com os recém-chegados nos diferentes navios que atracam diariamente no porto do Pireo das ilhas gregas. Cerca de 3,3 mil refugiados a esse porto nesta manhã.

De acordo com o Acnur, o acampamento de Idomeni conta com entre 1,7 mil e 2 mil pessoas. No domingo passado, o governo macedônio ordenou o Exército que comece a preparar o terreno para a construção de uma cerca.

"A eventual construção de uma cerca em alguns pontos da fronteira não significa que a fronteira será fechada, mas ajudará a canalizar o fluxo de migrantes e a fortalecer o controle, informou em comunicado o governo do conservador Gjorge Ivanov.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade