PUBLICIDADE

Europa

Hungria desloca mais de 2 mil habitantes por risco de inundação

8 jun 2013 - 06h19
(atualizado às 06h29)
Compartilhar
Exibir comentários

Mais de 2 mil pessoas foram removidas de suas casas neste sábado em duas regiões húngaras próximas a fronteira com a Eslováquia, além de outras 180 em Budapeste, devido ao risco de inundações por causa de um eventual transbordamento do Rio Danúbio, que segue subindo, informaram as autoridades locais.

A Hungria espera que a enchente alcance hoje seu ponto máximo depois que ontem todos os recordes de alta do nível do Danúbio, que, por sua vez, causou grandes danos na Áustria e Eslováquia.

Segundo as autoridades de proteção civil, há alerta de inundação ao longo de 760 quilômetros da encosta do Danúbio, dos quais 190 estão sob um alerta especial devido a um maior risco de transbordamento.

Milhares de voluntários e soldados participam da construção de diques de contenção, enquanto regiões inteiras de cidades como Gyor já estão sob a água. Segundo as previsões, a altura dos rios seguirá subindo nessas áreas.

Em Budapeste, espera-se que o Danúbio alcance seu nível máximo na madrugada da segunda-feira, com uma altura de aproximadamente 9 metros, pelo menos 30 centímetros a mais que nas históricas inundações de 2002 e 2006.

A companhia de transporte de Budapeste fechou a estação de metrô Batthyány, situada junto ao rio, cujas águas já cobrem várias avenidas próximas à margem.

O número total de desabrigados no país supera os 2,5 mil, e o governo anunciou hoje que seguramente haverá mais desocupações ao longo do leito do Danúbio nos próximos dias.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade