PUBLICIDADE

Europa

Exército dos EUA treinará forças armadas da Ucrânia

Objetivo do treinamento dos membros da infantaria e das forças especiais ucranianas é fortalecer o combate aos rebeldes pró-russos

25 jul 2015 - 02h11
(atualizado às 12h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Soldados do Exército da Ucrânia serão treinados pelo americanos para combater os rebeldes pró-russos
Soldados do Exército da Ucrânia serão treinados pelo americanos para combater os rebeldes pró-russos
Foto: Pete Kiehart / Getty Images

O Exército dos Estados Unidos começará a treinar as forças armadas ucranianas para que elas possam fazer frente aos rebeldes pró-Rússia no leste do país, informou nesta sexta-feira o Departamento de Estado americano.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Em sua entrevista coletiva diária, o porta-voz adjunto do Departamento de Estado, Mark Toner, confirmou uma possibilidade que já tinha sido levantada no início deste mês pelo tenente-general Ben Hodges, comandante do Exército dos EUA na Europa.

Atualmente, cerca de 300 oficiais americanos treinam no oeste ucraniano (longe da frente de batalha contra os separatistas) três batalhões da Guarda Nacional da Ucrânia, vinculada ao Ministério do Interior, um programa que terminará em novembro.

A novidade, portanto, é que nos próximos meses serão treinados membros da infantaria e as forças especiais ucranianas, que respondem ao Ministério da Defesa.

"Esses treinamentos são parte da nossa cooperação em matéria de segurança e ocorrerão por pedido do governo da Ucrânia. Com esse programa adicional, o auxílio total enviado à Ucrânia neste quesito sobe para US$ 244 milhões", apontou Toner.

Até o momento, os EUA resistem a fornecer ajuda militar ofensiva ao Exército ucraniano para combater os separatistas, apoiados pela Rússia.

Os americanos e os europeus temem que a Rússia reaja aumentando a intensidade do conflito caso isso ocorra. Por isso, o auxílio se limitou, por enquanto, a equipamentos defensivos como radares, óculos de visão noturna e veículos blindados.

Brasil desiste de base com a Ucrânia para lançar satélites:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade