PUBLICIDADE

Europa

Polícia da Ucrânia usa agentes fotogênicos para mudar imagem

Conhecida por ser corrupta, polícia ucraniana mudou uniforme dos oficiais e contratou jovens em processo de reforma de corporação

13 jul 2015 - 11h11
(atualizado às 13h32)
Compartilhar
Exibir comentários
Moradores de Kiev estão postando selfies ao lado dos novos policiais
Moradores de Kiev estão postando selfies ao lado dos novos policiais
Foto: BBC / Divulgação

O governo da Ucrânia vem adotando uma nova estratégia para renovar a imagem da polícia do país. E uma das medidas vem gerando repercussão online: contratar policiais jovens e fotogênicos.

Siga o Terra Notícias no Twitter

A polícia ucraniana é conhecida por ser corrupta, e a imagem da corporação se deteriorou ainda mais no ano passado, após policiais participarem dos eventos dramáticos na praça Maidan, em que mais de 100 pessoas foram mortas, antes de o presidente Viktor Yanukovych ser tirado do poder.

Diante disso, o novo governo tem tentado reformar a polícia, mudando seu nome, o uniforme dos oficiais, contratando instrutores americanos e canadenses, demitindo policiais e contratando novos, sendo que um quarto das novas contratações é de mulheres.

Os novos policiais começaram a patrulhar a capital, Kiev, há duas semanas e desde então eles têm virado um sucesso nas mídias sociais, com muita gente compartilhando fotos com os novos recrutas.

População agora questiona se as novas contratações vão realmente ter impacto no funcionamento da polícia
População agora questiona se as novas contratações vão realmente ter impacto no funcionamento da polícia
Foto: BBC / Divulgação

As selfies estão sendo postadas em páginas do Facebook como a Nash Kiev (Nossa Kiev) - e acompanhada da hashtag #KyivPolice, que já havia sido usada mais de 3.500 vezes no Twitter.

"O tempo vai dizer se a reforma na polícia vai funcionar ou não. Mas o fato de haver pessoas que genuinamente acreditam no lema 'servir e proteger', isso já me deixa muito feliz", disse a usuária do Facebook Kira Kirilenko.

"Não nos decepcionem"

O famoso apresentador de TV local Antin Mukharskiy compartilhou um texto sobre um grupo de "policiais tradicionais" que estavam gritando palavrões na rua, embaixo da janela do prédio onde estava.

"Um carro de patrulha chegou em três minutos e os policiais tradicionais começaram a dispersar como se fosse crianças de escola... Quando minha esposa agradeceu aos novos policiais, um deles respondeu: 'A partir de agora, vamos tomar conta de vocês'".

Além disso, um café popular na cidade postou em sua página no Facebook que estava oferecendo cafés para os novos policiais – e recebeu mais de 5 mil curtidas.

Um café na cidade está oferecendo bebida de graça para os novos policiais
Um café na cidade está oferecendo bebida de graça para os novos policiais
Foto: BBC / Divulgação

Mas apesar de toda a força-tarefa de relações públicas, ainda há ceticismo sobre se essas reformas vão realmente acabar com a corrupção na polícia ucraniana.

Uma pesquisa indicou que apenas um em cada cinco ucranianos acredita que a batalha contra a corrupção está funcionando.

Mesmo assim, muitos gostaram da ideia e veem a iniciativa com otimismo.

A jornalista Oksana Denysova postou uma foto de duas viaturas, e chamou os policias de "um prato cheio para os olhos".

"Todo mundo no trânsito estava olhando e acenando para um #kyivpolice e nós quase perdemos o sinal verde", disse .

Ela terminou seu post dizendo: "Não nos decepcionem, queridos."

As principais notícias da manhã no Brasil e no mundo (13/07):
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade