PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Europa

EUA e Turquia concordam em aumentar pressão militar contra Estado Islâmico

15 out 2015 - 22h50
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e seu colega turco, Recep Tayyip Erdogan, conversaram nesta quinta-feira por telefone e concordaram com a necessidade de aumentar a pressão militar sobre o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) na Síria.

Em comunicado, a Casa Branca informou da conversa, na qual ambos líderes também falaram sobre "aprofundar a cooperação" turco-americana na luta contra o EI e a vontade de "fortalecer" os opositores "moderados" em sua luta contra o regime de Bashar al Assad.

O objetivo partilhado de ambos países, segundo a presidência americana, é "criar as condições para uma solução negociada ao conflito, incluindo uma transição política".

Obama também reiterou suas condolências ao presidente turco pelos ataques terroristas que deixaram 99 mortos e 500 feridos em Ancara há cinco dias.

Além disso, ambos líderes estiveram de acordo com a necessidade que se ponha fim aos ataques do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) na Turquia e ressaltaram o "momento positivo" que se vive em relação com uma solução para o conflito entre gregos e turcos no Chipre.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade