PUBLICIDADE

Europa

Embaixada posta bolo para celebrar incêndio na Casa Branca

A Embaixada britânica postou a foto no Twitter e teve de pedir desculpas

26 ago 2014 - 11h39
Compartilhar
Exibir comentários
No bolo da Embaixada britânica, Casa Branca aparece cercada por velas de faíscas
No bolo da Embaixada britânica, Casa Branca aparece cercada por velas de faíscas
Foto: BBC News Brasil

A Embaixada britânica na capital americana, Washington, pediu desculpas por postar no Twitter a foto de um bolo especialmente decorado para marcar os 200 anos de um histórico incêndio da Casa Branca por tropas coloniais britânicas.

O bolo reproduzia a Casa Branca no meio do seu conhecido gramado, cercada por velas faíscas e com as bandeiras de EUA e Reino Unido, uma de cada lado.

A Embaixada postou a foto no domingo em sua conta no Twitter com os seguintes dizeres: "Comemorando o 200º aniversário do incêndio na Casa Branca. Apenas faíscas desta vez!"

Mas a piada saiu pela culatra. Usuários do serviço de microblog qualificaram a iniciativa da Embaixada britânica como "de mau gosto".

"E isto é engraçado?", postou um deles.

"Acho que é de muito MAU GOSTO", escreveu outro.

A mensagem foi retuitada mais de 4 mil vezes.

Duas horas depois, a Embaixada postou o pedido de desculpas. "Queríamos marcar um evento histórico e celebrar nossa forte amizade no presente", explicou-se a representação diplomática.

A Casa Branca, que se tornara residência presidencial em 1800, quando estava ainda incompleta, foi atacada por tropas britânicas em 1814, durante a chamada Guerra dos 1812 entre a ex-colônia e a ex-metrópole.

Apesar de ter declarado sua independência em 1776, os EUA estiveram envolvidos em embates bélicos com a Grã-Bretanha até princípios do século seguinte.

Na Guerra de 1812, as tropas britânicas atacaram e incendiaram não apenas a Casa Branca, mas outros prédios públicos de Washington, como o Capitólio e o Arsenal da Marinha.

Foi a única vez desde a Guerra da Independência americana que uma força estrangeira capturou e ocupou Washington.

Entre os poucos objetos de valor salvos antes do ataque à Casa Branca está um hoje célebre retrato do general da independência e primeiro presidente americano, George Washington, pintado por Gilbert Stuart – que ainda vive na residência oficial.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade