Script = https://s1.trrsf.com/update-1786557910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Publicidade

Dono de bar incendiado em Crans-Montana é detido por violência doméstica na Suíça

O proprietário e administrador francês do bar Constellation, palco da tragédia que deixou 41 mortos na estação de esqui suíça de Crans-Montana na noite de Ano-Novo, foi colocado em prisão preventiva por suspeita de violência doméstica. A detenção, revelada no domingo (23) pela emissora suíça Léman Bleu, foi confirmada pelos advogados do suspeito. Ele teria agredido a esposa, Jessica Moretti, na noite de 11 para 12 de agosto.

24 ago 2026 - 12h59
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Jacques Moretti, dono do bar Le Constellation em Crans-Montana, foi preso preventivamente na Suíça por violência doméstica após agredir gravemente sua esposa, Jessica Moretti, que foi hospitalizada. O casal já é investigado por homicídio e incêndio culposos devido à tragédia no estabelecimento em janeiro de 2026, que deixou 41 mortos e 115 feridos em meio a falhas de segurança. A defesa informou que o caso de agressão corre em processo separado e não anula a presunção de inocência de Jacques.

Os atos de violência cometidos por Jacques Moretti contra a esposa aconteceram na residência do casal, no cantão de Valais, na Suíça. Em seguida, ele foi colocado em prisão preventiva.

Jacques Moretti, principal suspeito do incêndio em Crans-Montana, foi colocado em prisão preventiva por violência doméstica
Jacques Moretti, principal suspeito do incêndio em Crans-Montana, foi colocado em prisão preventiva por violência doméstica
Foto: AFP - MAXIME SCHMID / RFI

Procurado pela imprensa suíça e francesa, o Ministério Público não confirmou as informações sobre a detenção do proprietário e principal suspeito pelo incêndio do bar Constellation de Crans-Montana. No entanto, os advogados dos Moretti divulgaram um comunicado afirmando que os novos fatos são investigados em um procedimento separado e dizem respeito exclusivamente à vida privada do casal.

"Esses fatos não devem ser confundidos com a tragédia do Constellation, mas se inserem em um contexto que não pode ser ignorado, o de uma provação particularmente intensa que os Moretti enfrentam juntos desde 1º de janeiro", escreveram os advogados Yaël Hayat, Nicola Meier e Patrick Michod.

Jessica Moretti hospitalizada

Segundo a Léman Bleu, as agressões da noite de 11 para 12 de agosto foram graves e levaram à hospitalização de Jessica Moretti. Não se sabe até o momento se a vítima já recebeu alta. A imprensa também destaca que Jacques Moretti não registra nenhum antecedente desse tipo.

Segundo uma fonte próxima da investigação, um inquérito será conduzido separadamente daquele que apura o incêndio no Constellation, revela a imprensa francesa. Os ferimentos de Jessica serão "constatados por exame médico", e o casal será ouvido separadamente. Até lá, Jacques Moretti continua presumidamente inocente e pode solicitar sua libertação a qualquer momento, conforme prevê a legislação suíça. A Justiça poderá decidir se aceita ou não o pedido.

Tragédia de Crans-Montana

Jacques e Jessica Moretti são proprietários do bar Le Constellation, cujo incêndio matou 41 pessoas e deixou 115 feridos na noite de 1º de janeiro de 2026, na estação de esqui suíça de Crans-Montana. A tragédia vitimou principalmente adolescentes e jovens adultos, entre eles muitos estrangeiros, especialmente italianos e franceses.

O casal está entre as 16 pessoas alvo de investigação criminal por "incêndio culposo, homicídio culposo e lesões corporais graves culposas" no âmbito das apurações sobre a tragédia. Os dois já foram ouvidos várias vezes pela Justiça nos últimos meses para prestar esclarecimentos. Ainda não há data marcada para o julgamento.

A questão das normas de segurança está no centro das investigações. Diversas falhas de segurança haviam sido observadas no estabelecimento e teriam contribuído para a tragédia da noite do Réveillon. Uma das três portas estava trancada e um banco havia sido colocado diante de uma saída de emergência.

A investigação também deverá determinar se a espuma acústica instalada no teto, que pegou fogo e deu início ao incêndio, estava em mau estado de conservação e como conseguiu entrar em combustão tão rapidamente.

Além disso, durante depoimento prestado à Justiça, Jacques Moretti reconheceu que alguns funcionários não receberam treinamento específico de prevenção e combate a incêndios. Uma funcionária sobrevivente também declarou que não sabia onde estavam localizados os extintores de incêndio dentro do bar.

Com AFP

RFI A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra