Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Dilma Rousseff visita hoje cidade búlgara onde nasceu seu pai

6 out 2011 - 06h12
(atualizado às 06h49)
Compartilhar

A presidente Dilma Rousseff inicia nesta quinta-feira na Bulgária a parte mais pessoal de sua viagem europeia, com uma visita a Gabrovo, pequena cidade ao pé dos Bálcãs onde nasceu e cresceu seu pai, antes de emigrar em 1929 para o Brasil.

No segundo dia de visita oficial à Bulgária, país que viveu sob o comunismo até o fim da década de 80, Dilma se reencontrará com o passado familiar. Em Gabrovo - a 230 km da capital, Sófia, de 60 mil habitantes - nasceu em 1900 Petar Roussev, pai da presidente.

Petar deixou a Bulgária em 1929 e emigrou para a França e depois para a Argentina, antes de seguir para o Brasil com o nome de Pedro Rousseff. Segundo familiares búlgaros, deixou uma esposa grávida que, como todos os demais parentes na Bulgária, o deu por morto.

Quase 20 anos depois, em 1948, Pedro Rousseff escreveu uma carta para mãe, Tsana, para contar o sucesso como empresário da construção no Brasil e informar que havia formado uma nova família com uma brasileira, com a qual teve três filhos, incluindo Dilma Vana Rousseff.

A presidente pronunciará um discurso para os habitantes de Gabrovo no colégio onde estudou seu pai. Depois visitará uma exposição, "As raízes búlgaras de Dilma Rousseff", no museu histórico de Gabrovo. Antes de chegar a esta cidade, visitará a fortaleza Tsaverets em Veliko Tarnovo, antiga capital búlgara.

Nos discursos e declarações à imprensa, feitos desde que chegou ontem ao país, a presidente tem manifestado sua emoção com a visita. Dilma declarou que recebeu muitas manifestações de afeto dos governantes e do povo búlgaro e que tem a expectativa de traduzir esse carinho em gestos concretos de aproximação entre os dois países, com a ampliação das relações econômicas e da cooperação em áreas como educação e energia.

No fim da tarde, a presidenta segue para Ancara, na Turquia.

Com informações da Agência Brasil

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra