Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Centro-esquerda vence eleições regionais na Itália

1 jun 2015 - 03h26
(atualizado às 08h20)
Compartilhar
Exibir comentários
Premiê italiano Matteo Renzi deixa seu voto em Pontassieve, perto de Florença, neste domingo
Premiê italiano Matteo Renzi deixa seu voto em Pontassieve, perto de Florença, neste domingo
Foto: Francesco Bellini / AP

A centro-esquerda venceu as eleições regionais realizadas neste domingo na Itália ao conquistar cinco das sete circunscrições onde se votava, embora o Partido Democrata (PD) do primeiro-ministro, Matteo Renzi, tenha sofrido um claro retrocesso em relação ao último pleito europeu.

A centro-esquerda ganhou com tranquilidade nas regiões de Úmbria, Las Marcas, Apúlia, Toscana, mas o PD ficou com 23%, muito abaixo dos 40% que conseguiu nas últimas eleições.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Embora ainda não haja resultados definitivos, tudo indica que a centro-esquerda perdeu um de seus redutos, a Ligúria, onde venceu o candidato da coalizão de centro-direita e um dos homens de confiança de Berlusconi, Giovanni Toti, com 34,6%, enquanto a candidata do PD, Raffaella Paita, ficou com 27,9%.

Líder da Liga do Norte, Matteo Salvini, acena para apoiadores ao deixar comício eleitoral em Verona, norte da Itália
Líder da Liga do Norte, Matteo Salvini, acena para apoiadores ao deixar comício eleitoral em Verona, norte da Itália
Foto: Luca Bruno / AP

Mas recuperou a Campânia, onde Vicenzo di Luca parece que vencerá do governador em fim de mandato da centro-direita, Stefano Caldoro.

Estas eleições determinaram, além disso, um novo triunfo para o Movimento 5 Estrelas de Beppe Grillo, que em três regiões superou os 25% dos votos e se tornou o maior partido.

A Liga Norte também pode comemorar, porque não só confirmou o governador em Vêneto, Luca Zaia, apoiado por uma coalizão de centro-direita, mas também superou a Forza Itália de Silvio Berlusconi.

Berlusconi pode se considerar satisfeito com os resultados na Ligúria, onde seu partido continua perdendo votos, mas ficou com 10%.

Itália localiza suposto navio que afundou com 800 migrantes:

Na Apúlia, a vitória foi para o candidato da centro-esquerda Michele Emiliano com 47,3%, e muito longe ficou Francesco Schittulli, apoiado pelos dissidentes do Forza Itália, com 18% dos votos.

Em relação às chamadas regiões "vermelhas", por serem redutos históricos da esquerda, na Toscana venceu o atual presidente e candidato do PD, Enrico Rossi, e se confirmou no cargo a governadora da Úmbria, Catiuscia Marini.

Em Las Marcas, o candidato da centro-esquerda Luca Ceriscioli venceu com 41%, seguido pelo Movimento 5 Estrelas.

Itália resgata 220 imigrantes que tentavam chegar ao país:
EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade