PUBLICIDADE

Europa

Catalães vão às ruas por independência da Espanha no "Diada"

Com manifestações, os catalães podem dar apoio ao movimento “YES” dos escoceses

11 set 2014 - 11h22
(atualizado às 11h22)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Mulher segura cartaz pela independência: "Catalunha como um novo Estado da União Europeia"</p>
Mulher segura cartaz pela independência: "Catalunha como um novo Estado da União Europeia"
Foto: David Ramos / Getty Images

Centenas de milhares de catalães vão às ruas nesta quinta-feira, Dia Nacional da Catalunha (ou Diada), para reclamar o direito de realizar um referendo de votação para a independência da Espanha, assim como a Escócia vai fazer no próximo dia 18. As informações são do The Guardian.

Com manifestações, os catalães podem dar apoio ao movimento “YES” dos escoceses. O referendo da Escócia pode trazer “fôlego” para outros movimentos de independência na Europa. A Crimeia já se manifestou, dizendo que vai querer reconhecimento e anexação oficial à Rússia caso o movimento escocês cause a separação do Reino Unido. 

Os manifestantes pretendem compor um grande “V” no norte de Barcelona, onde duas vias importantes se cruzam: com a formação da letra com seus corpos, os catalães pretendem lembrar que V significa “via”, “voto” e “vontade” – além de “vitória”.

O governo da Catalunha convocou as mais de sete milhões de pessoas para participar de um referendo no dia 9 de novembro, mas Madri diz que a votação é ilegal.

A professora aposentada, Oriol Canals, afirma que o governo espanhol “trata o referendo como ilegal e inconstitucional, submetendo o movimento de independência a todo tipo de pressão, coerção e ameaças. Como resultado, o movimento cresceu 20% nos últimos quatro anos, com um apoio ao separatismo de mais de 40% da população”.

A data de 11 de setembro marca o 300 º aniversário da perda de independência após a queda de Barcelona na Guerra de Sucessão Espanhola. Os olhos do mundo agora estão na Escócia e o resultado do referendo lá poderá influenciar o curso dos acontecimentos na Catalunha – para o sim ou para o não.

Onda Separatista Onda Separatista: Entenda o caso da Catalunha

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade