1 evento ao vivo

Catalães vão às ruas por independência da Espanha no "Diada"

Com manifestações, os catalães podem dar apoio ao movimento “YES” dos escoceses

11 set 2014
11h22
atualizado às 11h22
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
<p>Mulher segura cartaz pela independência: "Catalunha como um novo Estado da União Europeia"</p>
Mulher segura cartaz pela independência: "Catalunha como um novo Estado da União Europeia"
Foto: David Ramos / Getty Images

Centenas de milhares de catalães vão às ruas nesta quinta-feira, Dia Nacional da Catalunha (ou Diada), para reclamar o direito de realizar um referendo de votação para a independência da Espanha, assim como a Escócia vai fazer no próximo dia 18. As informações são do The Guardian.

Com manifestações, os catalães podem dar apoio ao movimento “YES” dos escoceses. O referendo da Escócia pode trazer “fôlego” para outros movimentos de independência na Europa. A Crimeia já se manifestou, dizendo que vai querer reconhecimento e anexação oficial à Rússia caso o movimento escocês cause a separação do Reino Unido. 

Os manifestantes pretendem compor um grande “V” no norte de Barcelona, onde duas vias importantes se cruzam: com a formação da letra com seus corpos, os catalães pretendem lembrar que V significa “via”, “voto” e “vontade” – além de “vitória”.

O governo da Catalunha convocou as mais de sete milhões de pessoas para participar de um referendo no dia 9 de novembro, mas Madri diz que a votação é ilegal.

A professora aposentada, Oriol Canals, afirma que o governo espanhol “trata o referendo como ilegal e inconstitucional, submetendo o movimento de independência a todo tipo de pressão, coerção e ameaças. Como resultado, o movimento cresceu 20% nos últimos quatro anos, com um apoio ao separatismo de mais de 40% da população”.

A data de 11 de setembro marca o 300 º aniversário da perda de independência após a queda de Barcelona na Guerra de Sucessão Espanhola. Os olhos do mundo agora estão na Escócia e o resultado do referendo lá poderá influenciar o curso dos acontecimentos na Catalunha – para o sim ou para o não.

Onda Separatista Onda Separatista: Entenda o caso da Catalunha

 

Veja também:

O mergulhador paraplégico que ajuda a limpar mar em Israel
Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade