PUBLICIDADE

Europa

Ativista russa acredita que Moscou pode conceder asilo a Snowden

27 jun 2013 - 06h10
(atualizado às 08h08)
Compartilhar
Exibir comentários
Edward Snowden é acusado de espionagem, roubo e uso indevido de propriedade do governo dos EUA
Edward Snowden é acusado de espionagem, roubo e uso indevido de propriedade do governo dos EUA
Foto: AP

Uma veterana ativista russa dos direitos humanos, Lyudmila Alexeyeva, disse nesta quinta-feira que é possível que a Rússia conceda asilo ao ex-técnico da CIA Edward Snowden, que permanece desde o último domingo na zona de trânsito do aeroporto de Moscou.

"Se deram para Depardieu (ator francês) a cidadania (russa) para que ele evitasse os impostos de seu país, também podem conceder a Snowden", declarou a dissidente à agência Interfax.

Lyudmila acrescentou que não sabe se Snowden é um criminoso ou um traidor, pois não conhece tão bem a legislação americana como a russa, mas expressou seu convencimento de que a Rússia não deverá extraditá-lo aos Estados Unidos. "Não há acordo de extradição e, portanto, não há motivo para entregá-lo", acrescentou a ativista.

O ex-técnico da CIA, que divulgou para a imprensa os detalhes de programas secretos de espionagem em massa de chamadas telefônicas e da internet, enfrenta em seu país três acusações por violar a lei de espionagem.

"Tenho muito pena de Snowden se o nosso país é o único em que pode conseguir asilo. Em comparação com os EUA, de onde fugiu, aqui a situação com a liberdade de expressão é muito pior", ressaltou Lyudmila.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade