PUBLICIDADE

Mundo

EUA superam marca de 1 milhão de mortos por Covid

Biden divulgou comunicado lamentando a 'triste marca'

12 mai 2022 - 08h49
(atualizado às 09h05)
Compartilhar
Exibir comentários

Os Estados Unidos se tornaram nesta quinta-feira (12) o primeiro país do mundo a superar a marca de 1 milhão de mortes decorrentes da Covid-19.

Centro de testagem para Covid-19 em Nova York, nos EUA
Centro de testagem para Covid-19 em Nova York, nos EUA
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O anúncio foi feito por meio de um comunicado do presidente Joe Biden divulgado pela Casa Branca - o monitoramento da Universidade Johns Hopkins, contudo, diz que os EUA contabilizavam 998.997 óbitos até a manhã desta quinta.

"Hoje nós atingimos uma triste marca: 1 milhão de vidas americanas perdidas para a Covid-19. 1 milhão de cadeiras vazias ao redor da mesa de jantar. Cada perda é irreparável. Cada uma deixando para trás uma família, uma comunidade e uma nação que mudou para sempre por causa dessa pandemia. Jill e eu vamos orar por cada uma delas", afirmou o mandatário.

Biden ainda disse que conhece a dor "implacável" no coração dos parentes e entes queridos das vítimas da Covid-19. "Como nação, não devemos ficar insensíveis a tamanha tristeza. Para curar, precisamos lembrar. Devemos permanecer vigilantes contra essa pandemia e fazer tudo o que pudermos para salvar o maior número possível de pessoas", acrescentou.

Após os EUA, o país com mais mortes na pandemia é o Brasil, com cerca de 665 mil. Em termos relativos, no entanto, os Estados Unidos têm o 18º pior índice, com 303 óbitos para cada 100 mil habitantes, de acordo com a Johns Hopkins.

A taxa mais alta é registrada pelo Peru, com 646/100 mil. 

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade