PUBLICIDADE

Mundo

EUA realiza recepção em homenagem a Almagro e ideia de uma OEA "renovada"

16 jun 2015 - 00h44
Compartilhar
Exibir comentários

O Departamento de Estado dos Estados Unidos realizou nesta segunda-feira uma recepção em honra ao novo secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, e seu visão de uma organização "renovada", no marco da 45ª Assembleia Geral da instituição.

Chanceleres, embaixadores dos Estados-membros e outros diplomatas de Washington participaram da recepção no Departamento de Estado por ocasião da Assembleia Geral que começou nesta segunda-feira na capital americana.

O secretário de Estado americano, John Kerry, devia liderar a recepção, mas continua ausente devido à fratura de fêmur que sofreu em um acidente de bicicleta há duas semanas, por isso que o subsecretário de Estado, Anthony Blinken, presidiu a cerimônia em seu lugar.

"A OEA é uma representação tangível dos valores pan-americanos compartilhados que unem nosso hemisfério em paz e segurança", afirmou Blinken.

"Felicito o senhor secretário-geral por sua eleição e saúdo sua visão de uma OEA renovada. Tem o apoio dos Estados Unidos e nossos melhores desejos para o sucesso. Que nosso hemisfério de nações prospere sempre em entorno de unidade", acrescentou Blinken em espanhol, em um brinde especial dirigido a Almagro.

O novo secretário-geral da OEA, que assumiu seu cargo no dia 26 de maio, destacou na recepção os resultados da primeira sessão da Assembleia Geral.

"Se nos fixarmos nos antigos padrões da OEA, hoje avançamos. Foram aprovadas duas resoluções de forma muito eficiente, que representam um grande passo rumo a um novo caminho para a Organização dos Estados Americanos", afirmou Almagro, que brindou pelo "futuro do hemisfério e da OEA".

Uma das resoluções permitirá que Almagro comece sua reforma da organização com o Conselho Permanente e a outra apoia o governo da Guatemala perante a crise política que vive o país, com um texto que pede manter a data eleitoral do dia 6 de setembro.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade