PUBLICIDADE

Mundo

EUA indiciam mais de 300 pessoas por ataque ao Capitólio

26 fev 2021 - 18h54
Compartilhar
Exibir comentários

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos indiciou mais de 300 pessoas com participação no ataque ao Capitólio realizado por apoiadores do ex-presidente Donald Trump, e pelo menos 280 foram presas, disse o secretário de Justiça adjunto, John Carlin, a repórteres na sexta-feira.

06/01/2021
REUTERS/Leah Millis
06/01/2021 REUTERS/Leah Millis
Foto: Reuters

"A investigação sobre os responsáveis está avançando a uma velocidade e escala sem precedentes", afirmou Carlin. "Aqueles que participaram devem ser responsabilizados, e eles serão."

Na quinta-feira, a chefe interina de polícia do Capitólio, Yogananda Pittman, disse aos parlamentares que os apoiadores de Trump indicaram que poderiam tentar explodir o prédio. Pittman expressou preocupação com a possibilidade de extremistas atacarem o Congresso durante um discurso do presidente Joe Biden.

Na sexta-feira, uma autoridade sênior do FBI, respondendo a perguntas sobre essa ameaça, afirmou que a agência está "observando de perto qualquer reação de indivíduos que mostrem a intenção de cometer um ataque ou alguém que já o cometeu".

O FBI tem investigado se grupos de extrema-direita, como os Oath Keepers e Proud Boys, conspiraram com antecedência para impedir a certificação eleitoral em janeiro.

A autoridade sênior do FBI disse a repórteres que extremistas domésticos representam cada vez mais ameaças graves. "2020 foi um ano muito pesado para nós. A reação violenta a uma mistura de eventos que ocorreram em todo o país é diferente de tudo que vimos em décadas", afirmou.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade