PUBLICIDADE

Mundo

EUA exigem novas salvaguardas e transparência para uso de IA no governo

28 mar 2024 - 13h09
Compartilhar
Exibir comentários

A Casa Branca afirmou nesta quinta-feira que está exigindo que as agências federais que usam inteligência artificial adotem "salvaguardas concretas" até 1º de dezembro para proteger os direitos dos norte-americanos e garantir a segurança, à medida que o governo expande o uso de IA em uma ampla gama de funções.

O Escritório de Gestão e Orçamento emitiu uma diretriz para que os órgãos federais monitorem, avaliem e testem os impactos da IA "sobre o público, mitiguem os riscos de discriminação algorítmica e forneçam ao público transparência sobre como o governo usa a IA".

As agências também devem realizar avaliações de risco e definir métricas operacionais e de governança.

A Casa Branca disse que as agências "serão obrigadas a implementar salvaguardas concretas ao usar a IA de uma forma que possa afetar os direitos ou a segurança dos norte-americanos", incluindo divulgações detalhadas para que a população saiba como e quando a inteligência artificial está sendo usada pelo governo.

O presidente dos EUA, Joe Biden, assinou um decreto em outubro invocando a Lei de Produção de Defesa para exigir que os desenvolvedores de sistemas de IA que representem riscos para a segurança nacional, a economia, a saúde pública ou a segurança dos EUA compartilhem os resultados dos testes de segurança com o governo dos EUA antes de serem divulgados publicamente.

A IA generativa -- que pode criar textos, fotos e vídeos em resposta a solicitações abertas -- tem gerado entusiasmo e também temores de que possa levar à perda de empregos, alterar eleições e potencialmente dominar os seres humanos, com efeitos catastróficos.

A Casa Branca está exigindo que as agências governamentais liberem inventários de casos de uso de IA, relatem métricas sobre seu uso e liberem códigos, modelos e dados de IA de propriedade do governo, caso não representem riscos.

O governo Biden citou usos federais contínuos de IA, incluindo a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências que emprega IA para avaliar danos estruturais causados por furacões, enquanto os Centros de Controle e Prevenção de Doenças usam IA para prever a disseminação de doenças e detectar o uso de opioides. 

A Casa Branca planeja contratar 100 profissionais para promover o uso seguro da IA e está exigindo que as agências federais designem diretores para a tecnologia dentro de 60 dias.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade