Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

EUA apreendem petroleiro sancionado na costa da Venezuela, diz Trump

10 dez 2025 - 20h57
Compartilhar
Exibir comentários

Os Estados Unidos apreenderam um petroleiro sancionado na costa da Venezuela, disse o presidente Donald Trump nesta quarta-feira, uma ação que elevou os preços do petróleo e aumentou drasticamente as tensões entre Washington e Caracas.

"Acabamos de apreender um petroleiro na costa da Venezuela, um grande petroleiro, muito grande, o maior de todos os tempos, na verdade, e outras coisas estão acontecendo", disse Trump, que vem pressionando o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, a renunciar.

Perguntado sobre o que aconteceria com o petróleo, Trump disse: "Ficamos com ele, eu acho".

Trump tem levantado repetidamente a possibilidade de intervenção militar dos EUA na Venezuela. Esse incidente foi a primeira ação conhecida contra um petroleiro desde que ele ordenou um aumento militar maciço na região. Os EUA realizaram ataques contra embarcações suspeitas de tráfico de drogas, o que gerou preocupações entre parlamentares e especialistas jurídicos.

A procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, postou no X que o FBI, a Segurança Nacional e a Guarda Costeira, juntamente com o apoio dos militares dos EUA, executaram um mandado de apreensão de um petroleiro usado para transportar petróleo sancionado da Venezuela e do Irã.

Um vídeo de 45 segundos postado por Bondi mostrou dois helicópteros se aproximando de uma embarcação e indivíduos armados em camuflagem fazendo rapel sobre ela.

As autoridades do governo Trump não informaram o nome da embarcação. O grupo britânico de gerenciamento de risco marítimo Vanguard disse que se acreditava que o petroleiro Skipper havia sido apreendido na Venezuela na madrugada desta quarta-feira. Os EUA impuseram sanções ao petroleiro pelo que Washington disse ser o envolvimento no comércio de petróleo iraniano quando era chamado de Adisa.

O Skipper deixou o principal porto petrolífero da Venezuela, Jose, entre os dias 4 e 5 de dezembro, depois de carregar cerca de 1,1 milhão de barris de petróleo bruto pesado Merey da Venezuela, de acordo com informações de satélite analisadas pelo TankerTrackers.com e dados internos de remessa da empresa petrolífera estatal venezuelana PDVSA.

Os contratos futuros do petróleo subiram após a notícia da apreensão.

Nesta quarta-feira, Maduro discursou em uma comemoração de uma batalha militar, sem abordar as informações sobre a apreensão do petroleiro.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade