PUBLICIDADE

Estados Unidos

Tempestade Harvey atinge Louisiana após deixar 25 mortos

30 ago 2017 - 20h28
(atualizado em 31/8/2017 às 08h52)
Compartilhar
Exibir comentários

A tempestade tropical Harvey atingiu fortemente o sudeste do Texas e o Estado de Louisiana nesta quarta-feira, fazendo com que mais pessoas fugissem para abrigos após atingir Houston, o polo energético dos EUA, com chuvas recordes e inundações que mataram pelo menos 25 pessoas e afastaram dezenas de milhares de suas casas.

Barco leva pessoas após resgate em Houston por causa de enchentes
 30/8/2017   REUTERS/Carlo Allegri
Barco leva pessoas após resgate em Houston por causa de enchentes 30/8/2017 REUTERS/Carlo Allegri
Foto: Reuters

A tempestade de movimentação lenta forçou a ida de 32 mil pessoas para abrigos desde que atingiu solo na sexta-feira, próximo a Corpus Christi, Texas, como o furacão mais poderoso a atingir o Texas em mais de 50 anos. Nesta quarta-feira, o furacão passou a inundar uma faixa de costa de Port Arthur, Texas, a Lake Charles, Louisiana.

Entre as mortes mais recentes houve relato de duas pessoas que se afogaram enquanto dirigiam por águas altas perto de Simonton, no Texas, 40 quilômetros a oeste de Houston, disse o major Chad Norvell, do escritório do xerife do condado de Fort Bend, no Twitter.

A KHOU-TV de Houston informou que uma criança pequena foi varrida pelas águas da enchente enquanto seus pais estavam dirigindo de Houston em direção a Louisiana na Rodovia 150. A polícia no condado de Harris, onde fica Houston, disse que 17 pessoas continuavam desaparecidas.

Ônibus lotados de pessoas deixando áreas inundadas na região de Port Arthur chegaram a Lake Charles, se juntando a moradores que já haviam se estabelecido em abrigos para escapar de alagamentos.

A previsão é que o Harvey despeje outros 7,5 a 15 centímetros de chuva nesta quarta-feira, com um aumento de tempestade de até 1,2 metro ao longo da parte ocidental da Costa do Golfo de Louisiana. As enchentes fecharam a maior refinaria de petróleo do país, em Port Arthur, no golpe mais recente à infraestrutura energética dos EUA, que interrompeu fornecimentos globais de combustível e fez com que preços da gasolina subissem.

A Moody's Analytics estima que o custo econômico do Harvey para o sudeste do Texas seja de 51 bilhões a 75 bilhões de dólares, ranqueando-o entre as tempestades mais custosas da história norte-americana.

    "O pior ainda não terminou para o sudeste do Texas no que diz respeito à chuva", disse o governador Greg Abbott, se referindo à área que inclui Beaumont e Port Arthur.

    Ele alertou moradores de áreas atingidas pela tempestade para esperarem que inundações durem até uma semana e disse que a área afetada pela tempestade é maior do que a atingida pelo furacão Katrina, de 2005, que matou mais de 1.800 pessoas em Nova Orleans, e da supertempestade Sandy, de 2012, que matou 132 pessoas em Nova York e Nova Jersey.

A população da área metropolitana de Houston é de cerca de 6,5 milhões, muito acima da população de Nova Orleans na época do Katrina. Abbott disse que o governo federal concordou em gastar mais para reconstruir a Costa do Golfo do Texas do que havia concordado após as tempestades anteriores.

"MOLHADA E CANSADA"

Autoridades do Texas disseram que cerca de 49 mil casas sofreram danos por enchentes, com mais de mil destruídas. Cerca de 195 mil pessoas deram início ao processo de buscar ajuda federal, informou a Agência Federal de Administração de Emergência.

O Estado está investigando centenas de denúncias de manipulação de preços, com pães vendidos por 15 dólares, combustível a 100 dólares o galão e hotéis aumentando preços de quartos.

Enchentes inundaram parte do Centro Cívico Bob Bowers, em Port Arthur, fazendo com que moradores que haviam buscado refúgio no local fossem para as arquibancadas, de acordo com fotografias publicadas nas redes sociais.

    Um abrigo em Lake Charles estava se preparando para receber cerca de 1.500 pessoas resgatadas de enchentes pela Guarda Costeira, disse Angela Jouett, que administra o abrigo. Uma fila de ônibus chegou no início da tarde e começou a deixar pessoas que fugiram da tempestade.

Entre elas estava Jacelyn Alexander, de 41 anos e que acordou às 4h quando a pessoa que morava no apartamento abaixo do seu em Orange, Texas, bateu em sua porta para lhe avisar que o prédio estava inundando. Ela pediu ajuda para um barco de resgate e escapou.

"Eu não consigo me mexer. Estou molhada e cansada. Estou tentando encontrar minha família", disse Jacelyn, que disse ter conversado com seus pais por telefone no início da manhã.

O Harvey atingiu a costa por uma terceira vez no início desta quarta-feira e estava a cerca de 56 quilômetros ao norte-noroeste de Lake Charles, próximo à fronteira com o Texas, às 16h, no horário de Brasília, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA. Os ventos devem para cair para abaixo da força de tempestade tropical na noite desta quarta-feira, acrescentou o centro sediado em Miami.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade