PUBLICIDADE

Estados Unidos

Snowden espera conseguir deixar aeroporto até 4ª, diz advogado

22 jul 2013 - 13h40
(atualizado às 14h47)
Compartilhar
Exibir comentários

Edward Snowden, o ex-prestador de serviço de uma agência de espionagem dos EUA, espera receber até quarta-feira documentos que lhe permitam dar fim a sua estadia de uma mês na zona de trânsito de um aeroporto de Moscou e ir para o centro da cidade, disse o seu advogado russo nesta segunda-feira.

Anatoly Kucherena, que ajudou o norte-americano a dar entrada em seu pedido de asilo temporário na Rússia em 16 de julho, disse que Snowden acreditava não ser seguro tentar viajar para a América Latina em breve, por causa dos esforços americanos para levá-lo de volta aos EUA, onde enfrenta acusações de espionagem. "Ele deve obter esse certificado (permitindo-lhe sair do aeroporto) em breve", disse Kucherena.

O pedido de Snowden por asilo temporário na Rússia pode levar até três meses para ser processado, mas ele pode passar pela alfândega assim que tiver uma resposta inicial, acrescentou Kucherena.

Snowden, cuja presença no aeroporto Sheremetyevo de Moscou desde 23 de junho tem complicado as relações EUA-Rússia, não descartou a possibilidade de buscar a cidadania russa, disse Kucherena. Venezuela, Bolívia e Nicarágua disseram que lhe concederiam asilo político, mas nenhum desses países pode ser alcançado por voo comercial direto de Moscou.

Snowden abandonou dançarina de pole dance para denunciar governo dos EUA:

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade