PUBLICIDADE

Estados Unidos

"Chovem" propostas de casamento a Snowden, diz advogado

19 jul 2013 - 10h04
(atualizado às 10h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Edward Snowden é acusado de espionagem, roubo e uso indevido de propriedade do governo dos EUA
Edward Snowden é acusado de espionagem, roubo e uso indevido de propriedade do governo dos EUA
Foto: AP

Edward Snowden, o ex-funcionário da CIA perseguido pela Justiça americana, não para de receber propostas de casamento e abrigo, revelou nesta sexta-feira Anatoli Kucherena, seu assessor legal.

"Muita gente me liga querendo que eu informe a ele sua vontade de ajudá-lo. As mulheres em geral lhe oferecem casa e propostas matrimoniais", disse Kucherena à agência Interfax. Os homens, acrescentou, oferecem "ajuda financeira" a ele.

Pouco depois de aterrissar no país, Snowden já recebia uma proposta matrimonial da ex-espiã russa Anna Chapman pelo Twitter. "Snowden, casa comigo?", postou Anna, que ficou famosa após ser deportada em 2010 dos Estados Unidos, o que lhe rendeu uma condecoração do presidente russo, Vladimir Putin.

Kucherena explicou que o fugitivo americano está à espera de que o Serviço Federal de Migração informe o recebimento de sua solicitação de asilo temporário na Rússia e que no máximo na próxima semana poderá deixar a zona de trânsito do aeroporto de Sheremetyevo.

No aeroporto desde o dia 23 de junho, Snowden poderá se deslocar livremente pelo país. "Poderemos, se ele quiser, passear juntos por Moscou. Mostrarei a ele a Praça Vermelha", declarou o advogado.

No caso de receber asilo temporário, uma espécie de status humanitário de refugiado concedida por um ano, Snowden terá quase os mesmos direitos que um cidadão russo, incluindo a licença de trabalho.

info infográfico espionagem snowden eua nsa
info infográfico espionagem snowden eua nsa
Foto: AFP
Snowden abandonou dançarina de pole dance para denunciar os EUA

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade