Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estados Unidos

Serviço Secreto dá nome de "Renegado" a Obama

7 jan 2009 - 09h27
(atualizado às 12h33)
Compartilhar

O Serviço Secreto americano usa nomes fictícios para identificar autoridades e personalidades. Seguindo a tradição, o presidente-eleito, Barack Obama, e sua família já receberam os seus, todos iniciados com a letra R. Obama é Renegade, sua mulher, Michelle, Renaissance, e as filhas Malia e Sasha, Radiance e Rosebud.

» Fotos: confira alguns nomes

O uso, que originalmente servia a fins de segurança, hoje faz parte apenas da tradição da Casa Branca. De acordo com o protocolo de criação dos codinomes, eles precisam ser de fácil pronúncia e compreensão. Embora sejam usados pelo Serviço Secreto, a escolha dos nomes cabe à Agência de Comunicação da Casa Branca.

O vice-presidente eleito, Joe Biden, e sua mulher, Jill, também já têm seus nomes secretos: Celtic e Capri, respectivamente. Para a família do atual presidente, George W. Bush, que deixa o cargo no dia 20, a letra escolhida foi o T, já usado por seu pai, conhecido como Timberwolf. Bush recebeu nome secreto de Trailblazer ou Tumbler.

Os democratas Hillary e Bill Clinton foram chamados pelo Serviço Secreto Evergreen e Eagle. Candidatos que não chegaram à Casa Branca, como os republicanos que disputaram a vaga com Obama e Biden, também foram agraciados com codinomes. O escolhido para McCain foi Phoenix e para Sarah Palin, Denali.

Outras personalidades, mesmo de fora dos Estados Unidos, também recebem nomes fictícios. A rainha Elizabeth II é conhecida como Kittyhawk, seu filho Charles, como Unicórnio, o papa João Paulo II era Halo e Frank Sinatra, Napoleão. Lugares importantes, como a Casa Branca são igulamente identificados por um codinome. A residência do presidente americano é chamada de Castelo.

O carro da posse

Logo depois de fazer o juramento como novo presidente dos Estados Unidos, no dia 20 de janeiro, Barack Obama experimentará o líder entre os carros híbridos, tão mencionados por ele ao longo de sua campanha. A limousine colocada à disposição pelo Serviço Secreto para o desfile do presidente eleito no dia da posse mistura carro, caminhão e até mesmo um tanque.

As fotos da limousine se tornaram públicas e não faltaram críticas à aparência do veículo, segundo informa a rede de TV CNN. "Feio como o pecado", diz um site especializado em carros.

Em 1965, Lyndon Johnson foi o primeiro presidente americano a desfilar em uma limousine à prova de balas conduzida por membros do Serviço Secreto na cerimônia de posse. Seu antecessor, John F. Kennedy, foi assassinado quase dois anos antes, quando desfilava em um carro aberto.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra