Serviço Secreto dá nome de "Renegado" a Obama
O Serviço Secreto americano usa nomes fictícios para identificar autoridades e personalidades. Seguindo a tradição, o presidente-eleito, Barack Obama, e sua família já receberam os seus, todos iniciados com a letra R. Obama é Renegade, sua mulher, Michelle, Renaissance, e as filhas Malia e Sasha, Radiance e Rosebud.
O uso, que originalmente servia a fins de segurança, hoje faz parte apenas da tradição da Casa Branca. De acordo com o protocolo de criação dos codinomes, eles precisam ser de fácil pronúncia e compreensão. Embora sejam usados pelo Serviço Secreto, a escolha dos nomes cabe à Agência de Comunicação da Casa Branca.
O vice-presidente eleito, Joe Biden, e sua mulher, Jill, também já têm seus nomes secretos: Celtic e Capri, respectivamente. Para a família do atual presidente, George W. Bush, que deixa o cargo no dia 20, a letra escolhida foi o T, já usado por seu pai, conhecido como Timberwolf. Bush recebeu nome secreto de Trailblazer ou Tumbler.
Os democratas Hillary e Bill Clinton foram chamados pelo Serviço Secreto Evergreen e Eagle. Candidatos que não chegaram à Casa Branca, como os republicanos que disputaram a vaga com Obama e Biden, também foram agraciados com codinomes. O escolhido para McCain foi Phoenix e para Sarah Palin, Denali.
Outras personalidades, mesmo de fora dos Estados Unidos, também recebem nomes fictícios. A rainha Elizabeth II é conhecida como Kittyhawk, seu filho Charles, como Unicórnio, o papa João Paulo II era Halo e Frank Sinatra, Napoleão. Lugares importantes, como a Casa Branca são igulamente identificados por um codinome. A residência do presidente americano é chamada de Castelo.
O carro da posse
Logo depois de fazer o juramento como novo presidente dos Estados Unidos, no dia 20 de janeiro, Barack Obama experimentará o líder entre os carros híbridos, tão mencionados por ele ao longo de sua campanha. A limousine colocada à disposição pelo Serviço Secreto para o desfile do presidente eleito no dia da posse mistura carro, caminhão e até mesmo um tanque.
As fotos da limousine se tornaram públicas e não faltaram críticas à aparência do veículo, segundo informa a rede de TV CNN. "Feio como o pecado", diz um site especializado em carros.
Em 1965, Lyndon Johnson foi o primeiro presidente americano a desfilar em uma limousine à prova de balas conduzida por membros do Serviço Secreto na cerimônia de posse. Seu antecessor, John F. Kennedy, foi assassinado quase dois anos antes, quando desfilava em um carro aberto.
