PUBLICIDADE

Estados Unidos

Prefeitos querem debate sobre porte de armas entre Obama e Romney

2 out 2012 - 14h37
(atualizado às 15h23)
Compartilhar

"Em um cinema do Colorado recebi um tiro no rosto e no pescoço", afirma Stephen Barton, sobrevivente do massacre de Aurora (Colorado, oeste dos EUA), em uma propaganda que será exibida antes do debate entre Barack Obama e Mitt Romney, quarta-feira em Denver, no mesmo estado.

No anúncio, o jovem mostra as cicatrizes no pescoço. E depois, sentado em uma sala de cinema, afirma que "nos próximos quatro anos, 48 mil americanos não terão minha sorte. Eles serão assassinados por armas de fogo durante o mandato do próximo presidente".

Apesar do debate de quarta-feira ser consagrado a temas como economia, emprego e reforma da saúde, a associação de prefeituras contra armas ilegais teve a ideia de produzir o comercial para pedir que os candidatos sejam interrogados sobre as leis que regulamentam o porte de armas de fogo, um tema ausente na campanha.

"Apesar de ter sido algo muito violento, os dois candidatos se recusam a fazer algo mais que dizer que lamentam o ocorrido", disse Barton à AFP. Quando os candidatos entrarem no local (de debate), espero que pensem que em outra sala, a poucos km, 12 pessoas foram assassinadas e dezenas ficaram feridas, como no caso de Stephen". disse Michael Bloomberg, prefeito de Nova York e copresidente da associação.

No dia 20 de julho, em uma sala de cinema da cidade de Aurora, a 15 km de Denver, James Holmes abriu fogo contra os espectadores do filme Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Quase 70 pessoas foram feridas e 12 morreram no ataque.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade