Prédio mais alto de Nova York, Empire State completa 80 anos
O Empire State, o edifício mais alto de Nova York, completa neste fim de semana 80 anos como um dos arranha-céus mais famosos do mundo, no qual milhões de pessoas sobem todos os anos para ver as espetaculares paisagens da Big Apple. "Neste importante aniversário, o Empire State celebra seus 80 anos como símbolo internacional da inovação e do engenho", afirmou nesta sexta-feira o proprietário do imóvel, Anthony Malkin, em comunicado.
O que, segundo o dono, é "o edifício de escritórios mais famoso no mundo todo" celebrará no domingo suas oito décadas de vida, já que em 1º de maio de 1931 o então presidente dos Estados Unidos Herbert Hoover pressionou um botão direto de Washington para inaugurar oficialmente este imponente arranha-céus de estilo art déco.
Apesar de seus 443,2 m de altura (antena pararraios incluída), levantar o que depois se tornou refúgio do King Kong só demorou 410 dias, já que em plena Grande Depressão o ritmo da construção foi de quatro andares e meio por semana, com sete milhões de horas de mão de obra e US$ 40 milhões de então de investimento.
O Empire State é reconhecido como um ícone internacional do desenvolvimento econômico do último século, mas também é o maior comprador de energia totalmente renovável de Nova York e já foi cenário de mais de 230 casamentos. Além disso, há mais de três décadas organiza uma corrida que consiste em subir a pé seus 1.576 degraus o mais rápido possível e que atrai anualmente atletas de todo o mundo.
"Após um processo de modernização que demandou uma série de renovações revolucionárias - explicou Malkin -, o edifício oferece experiências sem precedentes para seus inquilinos e para os milhões de pessoas que visitam seus observatórios a cada ano".
Nos dias mais claros, a visibilidade do observatório, que abre todos os dias do ano em pleno coração de Manhattan, é de 80 km, e dali é possível ver até cinco Estados do país: Connecticut, Massachusetts, Nova Jersey, Nova York e Pensilvânia.