PUBLICIDADE

Estados Unidos

Os partidos Republicano e Democrata

Compartilhar
Exibir comentários
Republicanos x Democratas
Republicanos x Democratas
Foto: iStock

Os partidos Republicano e Democrata têm se revezado no governo dos Estados Unidos desde meados do século XIX. Estas são suas principais diferenças:

Ficha de Identidade

- O Partido Republicano, apelidado de GOP ("Grand Old Party" ou "Velho Grande Partido") tem o elefante como símbolo e o vermelho como cor.

- O Partido Democrata é simbolizado por um burrinho e sua cor é o azul.

História

O Partido Republicano foi criado em 1854 em oposição à escravidão. Desenvolveu-se rapidamente e conquistou pela primeira vez a Casa Branca com a eleição de Abraham Lincoln, que provocou a Guerra de Secessão. O GOP dominou a política americana desde então até a grande depressão dos anos 30. Depois da Segunda Guerra Mundial, esteve à frente do combate ao comunismo, em especial durante o período conhecido como McCarthismo. Com o fim da Guerra Fria, uma nova onda conservadora tomou conta do partido, cuja base eleitoral se estendeu do nordeste moderado até o sul e oeste.

Quando foi criado, em 1833, o Partido Democrata era a formação dos Estados do sul e partidários da escravidão. Derrotado em suas primeiras décadas pelos republicanos, adquiriu sua forma moderna sob a presidência de Franklin D. Roosevelt, antes e durante a Segunda Guerra Mundial, especialmente com as políticas econômicas intervencionistas do New Deal. Depois da guerra, o partido passou a defender a igualdade racial e o apoio a minorias. Apenas dois dos sete presidentes dos Estados Unidos que se reelegeram desde 1969 foram democratas. 

Principais presidentes

Republicanos: Abraham Lincoln (1861-65), Ulysses Grant (1869-77), Theodore Roosevelt (1901-09), Dwight Eisenhower (1953-61), Richard Nixon (1969-74), Ronald Reagan (1981-89), George W. Bush (2001 - 2009).

Democratas: Andrew Jackson (1829-37), Woodrow Wilson (1913-21), Franklin Delano Roosevelt (1933-45), Harry Truman (1945-53), John F Kennedy (1961-63), Lyndon Johnson (1963-69), Bill Clinton (1993-2001), Barack Obama (2009 - 2017).

Políticas

O eleitor típico do Partido Republicano é branco, religioso, favorável ao capitalismo e às reduções de impostos. No campo social, defende políticas conservadoras de defesa da família, opõe-se ao casamento entre homossexuais ou ao financiamento de abortos com recursos públicos.

O Partido Democrata se apresenta como uma organização de centro-esquerda, com a proposta de equilibrar o capitalismo com programas sociais. Apoiado pelos sindicatos, defende o direito das minorias, ao aborto, à educação pública e às minorias.

Força Atual

Os republicanos têm a maioria em ambas câmaras do Congresso e 28 dos 50 postos de governador. Seus principais redutos são os estados rurais do centro e sul do país, onde os brancos são maioria. Cerca de 30% dos eleitores americanos se consideram republicanos.

O Partido Democrata está melhor representado nas grandes cidades de ambos litorais dos Estados Unidos, particularmente na Califórnia e Nova York, e em especial entre as minorias. Em 2000, nove de cada dez negros americanos e dois de cada três hispanos votaram nele. Cerca de 34% dos eleitores se definem como democratas. Aproximadamente 36% dos eleitores se consideram independentes.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade