PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama quer cortar gasto com guerra no Afeganistão em 10%

18 mai 2013 - 09h58
(atualizado às 10h06)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, cortou seu pedido de financiamento para a guerra no Afeganistão e outras operações no exterior em 10%, refletindo seus planos de reduzir a presença americana no país.

Obama havia pedido US$ 79,4 bilhões para financiar operações de contingência internacional no ano fiscal de 2014, que começa em 1º de outubro. A requisição anterior era de US$ 88,5 bilhões, informou uma assessora da Casa Branca. O pedido foi feito por Obama através de uma carta enviada ao Congresso dos EUA.

O presidente dos EUA tem afirmado que planeja reduzir tropas no Afeganistão após 2014, mas não especificou o volume de corte no contingente. "O presidente ainda está avaliando opções disponibilizadas por sua equipe de segurança nacional e não tomou uma decisão sobre o tamanho da possível presença dos EUA após 2014", disse a porta-voz do Conselho Nacional de Segurança dos EUA, Caitlin Hayden. "O pedido menor de recursos reflete nosso papel de transição no Afeganistão", acrescentou.

Obama deve anunciar nas próximas quantas tropas de combate os EUA terão no Afeganistão no próximo ano, afirmou na terça-feira o Secretário de Estado, John Kerry. O exército americano invadiu o Afeganistão para perseguir a Al Qaeda e o regime Talibã que a abrigava, após os ataques de 11 de setembro de 2001 contra os Estados Unidos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade