PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama acusa Trump e republicanos de "abuso de poder"

Obama, que tem frustrado democratas por manter uma postura discreta desde que deixou a Casa Branca, acusou republicanos de terem má vontade

7 set 2018 - 16h48
(atualizado às 17h07)
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-presidente norte-americano Barack Obama atacou o presidente Donald Trump e os Republicanos nesta sexta-feira, instando os democratas a promoverem um controle vital seus "abusos de poder" e restaurar um senso de sanidade para a política votando nas eleições de novembro.

Em um ataque incomum a seu sucessor, Obama disse que os norte-americanos estão vivendo tempos perigosos e acusou os republicanos de ameaçarem a democracia dividindo o país, minando alianças globais e se aproximando da Rússia.

Barack Obama foi o presidente anterior a Trump
Barack Obama foi o presidente anterior a Trump
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

"Em dois meses nós temos a chance de restaurar algum semblante de sanidade para nossa política", disse num discurso na Universidade de Illinois em Urbana-Campaign. "Há somente um controle a abusos de poder e é você e seu voto."

Ambos os partidos estão pedindo a seus principais apoiadores para irem às urnas em 6 de novembro para as eleições, quando os Democratas precisam conquistar 23 assentos na Câmara dos Deputados e dois assentos no Senado para ganhar a maioria no Congresso e frear a agenda de Trump.

Obama, que tem frustrado alguns democratas por manter uma postura relativamente discreta desde que deixou a Casa Branca, em janeiro de 2017, acusou os republicanos de terem má vontade para proteger a democracia e controlar as políticas de Trump ou seus piores instintos.

Veja também:

Trump diz estar perto de acordos comerciais 'muito justos':
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade