Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estados Unidos

Michelle Obama promove cruzada pela saúde das crianças

5 nov 2009 - 09h45
(atualizado às 10h45)
Compartilhar
Marian Burros
Do New York Times

Alton Brown, o apresentador de Iron Chef America, caiu no canteiro de nabos da Casa Branca quando estava se preparando para gravar algumas cenas diante da sede do governo norte-americano, no final de outubro. (As melhores cenas sempre acontecem longe das câmeras.)No episódio, que abre a nova temporada do programa, em 3 de janeiro na Food Network, duas duplas de chefs competem: Cristeta Comerford, a chef executiva da Casa Branca, e Bobby Flay se unem contra Mario Batali e Emeril Lagasse.

O programa de TV Iron Chef America grava cenas nos jardins da Casa Branca
O programa de TV Iron Chef America grava cenas nos jardins da Casa Branca
Foto: The New York Times

Em uma colisão de política, culinária e cultura popular, Michelle Obama revelará o ingrediente secreto que os chefs terão de usar em seu duelo culinário: qualquer coisa que cresça na horta da Casa Branca (e não revelarei mais detalhes para não estragar a surpresa). A primeira dama também vai falar sobre sua cruzada para reduzir a obesidade infantil por meio de melhores refeições nas escolas, jardins comunitários, feiras livres de produtos naturais e mais exercício, um programa que, na Casa Branca, é conhecido como Healthy Kids Initiative.

A participação de Michelle Obama em Iron Chef é o mais recente exemplo de sua disposição de divulgar a mensagem de seu projeto ao público de maneiras que poucas de suas predecessoras teriam considerado.

De cavar, plantar e colher os produtos de uma horta na Casa Branca com a ajuda de crianças de uma escola local a girar um bambolê por 142 vezes diante das câmeras no mês passado, durante o lançamento da Healthy Kids Initiative, a primeira dama não poupa esforços para defender suas ideias. A horta da Casa Branca, aliás, também terá posição de desgaste no episódio de The Biggest Loser que vai ao ar na terça-feira; no programa, os participantes concorrem para ver quem perde mais peso. Mas a primeira dama não fará uma participação especial, ao contrário do que aconteceu no caso de Iron Chef.

Camille Johnston, a diretora de comunicações na equipe de Michelle Obama, procurou Iron Chef como maneira de atingir pessoas que de outra forma talvez não recebessem informações sobre os esforços da primeira dama.

Cada episódio de Iron Chef America tem cerca de 1,5 milhão de telespectadores, e a audiência básica do programa tem entre 25 e 54 anos, de acordo com a equipe de imprensa do programa. Batali, que talvez não pareça o porta-voz ideal para comer moderadamente, está se dedicando muito ao projeto.

"O que nos entusiasma é que essa é a primeira vez, se bem me lembro, que a Casa Branca está se interessando ativamente por promover uma boa dieta e saúde", ele disse. "Eles compreendem essa forma de relações públicas".

Batali prosseguiu dizendo que "se não fizermos alguma coisa sobre os hábitos de alimentação das crianças, e logo, isso se tornará simplesmente o maior problema que o país precisa enfrentar".

Na terça-feira, os cozinheiros se reuniram em Nova York para filmar o concurso, no estúdio que o programa define como Estádio Cozinha. O episódio aproveitou o tema oferecido por Michelle Obama, e Brown lembrou à audiência diversas vezes que os legumes eram frescos e cultivados no local. (Mas não eram os produtos colhidos na horta da Casa Branca; a produção precisou usar substitutos.)

"Pode parecer um slogan", disse Batali. "Mas, que maneira de comer". A batalha começou com atraso de 45 minutos. A cozinha rapidamente se transformou em um redemoinho de atividade. Alguns chefs e seus assistentes caminhavam apressadamente, outros corriam. Não demorou para que surgissem expressões de preocupação nos rostos, indícios de suor nas frontes, manchas de comida nos aventais e jalecos. Comerford, que estava menos acostumada que os colegas a trabalhar diante de câmeras de televisão, mostrava concentração semelhante, fatiando maçãs em ritmo furioso.

Para completar os legumes, os cozinheiros receberam ingredientes de apoio que incluíam laticínios e um leitão. Palavras como "remoulade", sorvete, arroz integral, e roulade de peru recheado eram trocadas enquanto os cozinheiros se preparavam para apresentar suas delícias a um painel de jurados formado por Nigella Lawson, titular de um programa televisivo de culinária; a atriz Jane Seymour; e a nadadora olímpica Natalie Coughlin.

Durante a gravação na Casa Branca, no mês passado, o ritmo era bem menos frenético. Os quatro cozinheiros passearam pela horta, conversando enquanto escolhiam os seus legumes, uma tarefa que requereu cinco tomadas. Não demorou para que Flay começasse a lançar acusações contra Lagasse: "Você apanhou toda a couve-flor?" Isso levou Lagasse a jogar uma das couves-flores ao colega.

Flay gritou para Batali: "Mario, há um pé de papardelle, ali", uma variação de uma piada que surgiu em 1957, quando a rede de TV britânica BBC exibiu um falso documentário sobre a colheita anual de espaguetes. Batali disse a Flay que "sua parceira é muito mais bonita que o meu".A parceira bonita, Comerford, disse a Batali: "Ah, mas eu também acho o seu parceiro bonito".

A entrada inicial da primeira dama estava marcada para as 15h; ela estava pronta às 15h15min, mas a equipe pediu que ela esperasse. "Por favor, nos dê um minuto. Precisamos retocar a maquiagem dos cozinheiros". O maquiador correu para empoar narizes que brilhavam sob o sol.

A primeira dama saiu pela porta do pórtico sul, usando um vestido laranja e sapatos azuis escuros, bem como um suéter curto; depois, anunciou o ingrediente secreto e conversou com os cozinheiros sobre como convencer as crianças a comer seus legumes.

"É importante que as crianças tenham experiência direta de contato com os legumes", disse. "Estamos expandindo as visitas à horta para receber qualquer grupo de estudantes que esteja em visita a Washington, e também temos visitas regulares; foi um bom acréscimo aos recursos educativos".

Ela sugeriu que os cozinheiros talvez desejassem preparar algumas das batatas doces muito grandes encontradas na horta. "Minha família toda gosta de batata doce", ela disse. "Especialmente o presidente".

Fora do ar, ela conversou com os cozinheiros sobre sua participação. "É muito importante", ela disse. "Vai nos ajudar muito a mudar a maneira pela qual esse país pensa sobre a comida. Quero me encontrar de novo com todos vocês".

Os cozinheiros ofereceram ajuda, sugerindo segmentos mensais com a participação da primeira dama.

Michelle Obama divulgou mais uma mensagem, de apoio à reforma da saúde, e depois como perfeita anfitriã, e veterana da política, apresentou o pessoal da cozinha da Casa Branca aos visitantes, cumprimentou a equipe de filmagem e partiu, mas não antes de dizer aos cozinheiros que um dos agentes do Serviço Secreto que a protegiam queria desafiá-los para um "duelo de briskets".

Tradução: Paulo Migliacci ME

The New York Times
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra