PUBLICIDADE

Estados Unidos

Los Angeles começa a domar seu maior incêndio florestal

4 set 2017 - 11h30
(atualizado às 12h48)
Compartilhar
Exibir comentários
Avião joga água para apagar incêndio florestal em Los Angeles, na Califórnia 03/09/2017 REUTERS/ Kyle Grillot
Avião joga água para apagar incêndio florestal em Los Angeles, na Califórnia 03/09/2017 REUTERS/ Kyle Grillot
Foto: Reuters

Uma pequena quantidade de chuva e temperaturas mais amenas ajudaram os mais de mil bombeiros que combatem o maior incêndio florestal da história de Los Angeles a virarem o jogo no domingo, mas as autoridades alertaram que o perigo permanece.

"Viramos a curva, mas ainda não acabou", disse o prefeito de Los Angeles, Eric Garcetti, a repórteres. "Com ventos fortes assim, tudo pode acontecer".

A alternância dos ventos pode fazer com que brasas voltem a espalhar o fogo pelo extremo norte de Los Angeles, disse Garcetti.

O Incêndio La Tuna, assim batizado devido à área de cânion em que surgiu na sexta-feira, destruiu ao menos três casas nos quase 2.400 hectares que já consumiu. Os moradores de mais de 700 casas foram retirados enquanto as chamas percorriam uma vegetação espessa que não queimava há décadas.

Das 1.400 pessoas retiradas, 90% haviam retornado até a tarde de domingo, e Garcetti disse que todas estarão de volta antes do final desta segunda-feira.

O incêndio florestal é o maior da história da cidade em termos de terreno afetado, afirmou o prefeito. No final da noite de domingo se estimou que 30% dele já fora contido -- na manhã do mesmo dia eram 10%.

"Não contivemos este incêndio", explicou Garcetti, "mas temos uma boa ideia de como, no próximo dia ou dois, podemos acabar com este incêndio".

No domingo o governador da Califórnia, Jerry Brown, declarou estado de emergência no condado de Los Angeles, o que abrirá caminho para a liberação de ajuda estadual e federal para combater o fogo.

As temperaturas ficaram em torno dos 38ºC na área nos últimos dias, mas baixaram para menos de 30ºC no domingo.

A expectativa para os próximos dias é de temperaturas moderadas e umidade alta, sinais positivos para a contenção do incêndio, disse o chefe dos bombeiros de Los Angeles, Ralph Terrazas.

Garcetti disse que quatro bombeiros sofreram desidratação ou queimaduras leves.

Veja também

Seul responde a crescente ameaça militar da Coreia do Norte:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade