Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estados Unidos

Irene pode ser 1º furacão a atingir Nova York desde 1985

28 ago 2011 - 20h34
(atualizado em 28/8/2011 às 08h44)
Compartilhar

O furacão Irene que ameaça chegar a Nova York no domingo com ventos de 130 km/h, pode ser o primeiro a atingir o nordeste dos Estados Unidos em 26 anos, visto que a região é pouco frequentada por ciclones. Seis pessoas já morreram em sua passagem pelos Estados da Carolina do Norte e da Virgínia na Costa Leste.

Com o aviso da proximidade do furacão, as principais vias de Nova York ficaram vazias neste sábado
Com o aviso da proximidade do furacão, as principais vias de Nova York ficaram vazias neste sábado
Foto: Flavio Castro / vc repórter

"O último furacão que chegou a Long Island foi Gloria, em 1985, que passou pelo oeste dessa região com categoria 2 na escala de intensidade Saffir-Simpson, cujo máximo é cinco", disse neste sábado o meteorologista Hugh Cobb, do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês).

Nova York espera a chegada de Irene neste domingo, depois de ter tocado a terra neste sábado na Carolina do Norte, causando três mortes com seus fortes ventos, chuvas intensas e ressacas ciclônicas.

No Estado da Virgínia um homem e uma criança morreram e na Flórida um surfista perdeu a vida ao ser arrastado pela correnteza. Félix García, que também é meteorologista do NHC, disse que Irene chegaria a Nova York "entre o meio-dia e o entardecer do domingo". Enquanto isso, o ciclone se mantém na categoria 1.

Segundo Cobb, outros furacões já passaram perto de Nova York, como Donna, em 1960, que causou "as ressacas mais fortes e as inundações mais graves já registradas". Este furacão, destruidor, tinha categoria 4 e deixou 50 mortos em sua passagem pelo nordeste dos EUA.

No entanto, o especialista destacou que "há quase 200 anos um furacão de categoria maior (3,4 e 5) não atinge Nova York diretamente". O último foi um ciclone que atingiu Long Island em 3 de setembro de 1821, detalhou.

"Essa região (o nordeste dos EUA) não é afetada com muita frequência por furacões ou tempestades tropicais, especialmente a cidade de Nova York", acrescentou Cobb. O devastador furacão Floyd também passou perto desse Estado em 1999, mas como tempestade tropical, indicou o meteorologista.

Já o furacão Gloria causou 11 mortes no nordeste dos Estados Unidos: seis em Connecticut, duas em Rhode Island, duas em New Hampshire e uma na Carolina do Norte, além de ter causado perdas de US$ 900 milhões, segundo números do NHC.

EFE

Colaborou com esta notícia o internauta Flavio Castro, de Nova York (Estados Unidos), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra