PUBLICIDADE

Estados Unidos

Incêndio gigante assusta California após matar 2 bombeiros

28 jul 2018 - 10h32
(atualizado às 11h28)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Alexandria Sage / Reuters

Um incêndio gigantesco no norte da Califórnia não foi controlado neste sábado após matar dois bombeiros, destruir centenas de estruturas e expulsar milhares de moradores de suas casas.

Cerca de 3.400 bombeiros em terra, helicópteros e aviões combateram os 19.500 hectares de Carr Fire, após atravessar Redding, cidade de 90 mil pessoas.

Mais de 38 mil moradores em Redding e em outras partes do condado de Shasta fugiram de suas casas quando o incêndio começou a ganhar velocidade e intensidade na quinta-feira, destruindo 500 estruturas e deixando Keswick, uma cidade de 450 habitantes, em ruínas.

O incêndio, que foi contido em apenas três por cento depois de ter começado seis dias antes, foi alimentado por altas temperaturas e baixa umidade, o que deve se manter por ao menos mais uma próxima semana, disse o Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia (CalFire).

Um operador de escavadeira e um membro do Corpo de Bombeiros de Redding foram mortos no incêndio. Um hospital de Redding disse que atendeu oito pessoas, incluindo três bombeiros.

As chamas atravessaram o rio Sacramento e varreram o lado oeste de Redding, cerca de 240 quilômetros ao norte de Sacramento, antes que ventos fortes criassem um tornado de fogo.

A Califórnia teve seu pior começo na temporada de incêndios em uma década, com 289.727 acres queimados até a manhã de sexta-feira, segundo dados do National Interagency Fire Center (NIFC).

Os incêndios florestais atingiram cerca de 1,68 milhão de hectares nos Estados Unidos este ano, bem acima da média para o mesmo período nos últimos 10 anos, mas abaixo de 2,13 milhões de hectares nos primeiros sete meses de 2017, informou o NIFC.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade