PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA: tempestade no sudeste mata 13 e paralisa atividades, trânsito e voos

30 jan 2014 - 02h48
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos 13 pessoas morreram e mais de cem ficaram feridas por causa da tempestade Leon, no sudeste dos EUA, onde foram registrados nesta quarta-feira engarrafamentos quilométricos e comércio, escolas e instituições tiveram que fechar.

As autoridades do Mississipi informaram da morte nas últimas horas de quatro pessoas por causa da tempestade, incluindo um bebê de três meses, causadas por um incêndio em uma casa pelo mal uso do calefator.

Em Atlanta, a tempestade, que deixou cerca de cinco centímetros de neve, causou mais de 1.200 acidentes em todo o estado, com um saldo de pelo menos duas mortes e cerca de 130 feridos. Outras cinco pessoas morreram em três acidentes de trânsito no Alabama que a polícia estadual vinculou à tempestade. Na Carolina do Norte duas pessoas morreram em mais em dois acidentes diferentes.

Os efeitos do temporal de frio e neve foram notados especialmente em áreas, principalmente no sul, pouco acostumadas a sofrer invernos tão rigorosos, e estão evidenciando a falta de preparo para estas condições meteorológicas.

A maior parte do sudeste do país, entre a costa do Golfo do México e o sudeste da Virgínia, está desde terça-feira em alerta do Serviço Meteorológico por causa das baixas temperaturas.

Nessa parte do país foram registradas temperaturas mínimas abaixo dos -7ºC, somadas ontem à noite precipitações em forma de neve. Geórgia, Louisiana, Mississipi, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Virgínia amanheceram hoje embranquecidas após precipitações que deixaram até 25 centímetros de neve.

Também nevou em pontos do Alabama, Kentucky, Delaware, Maryland, Nova Jersey, Nova York, Tennessee e Virgínia Ocidental. Os governadores dos estados de Geórgia, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Louisiana, Alabama e Mississipi declararam estado de emergência entre segunda-feira e terça-feira.

Mas a situação mais grave aconteceu em Atlanta, onde ao ser ordenado na terça-feira o fechamento de escolas, empresas e escritórios do governo provocaram o caos nas estradas, por causa do elevado volume de tráfego e as nevadas.

O governador da Geórgia, Nathan Deal, pediu aos cidadãos que não saaam de suas casas e anunciou que agentes da Guarda Nacional do estado resgatarão os motoristas presos nas rotas interestaduais.

Em todo o país foram cancelados mais de 2.400 voos programados para hoje, somadoas aos cerca de três mil de ontem, principalmente em Louisiana, Flórida, Texas e Geórgia, onde se encontra o Hartsfield International Airport de Atlanta, o aeroporto com maior tráfego aéreo dos Estados Unidos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade