Embaixada dos EUA no Brasil faz post contra imigração ilegal: ‘Até o E.T. sabia a hora de voltar para casa’
Publicação foi feita em meio a políticas do governo Trump que dificultam a entrada de imigrantes nos Estados Unidos
Em publicação nas redes sociais, a Embaixada dos EUA no Brasil incentivou imigrantes ilegais a retornarem voluntariamente aos seus países com apoio do aplicativo CBP Home, que oferece assistência à viagem e ajuda de custo.
“Se você está nos Estados Unidos ilegalmente, faça como o E.T.: é hora de ligar para casa”, escreveu a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil em uma publicação feita em suas redes sociais contra a imigração ilegal nesta quarta-feira, 23. No post, a embaixada faz propaganda do CBP Home, aplicativo que presta assistência à “autodeportação voluntária”.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O recado da embaixada foi direto -- por mais que tenha usado o filme E.T. (1982), um clássico da ficção científica, para aliviar o tom. “Use o aplicativo CBP Home e vá embora agora, com apoio e dignidade. Você receberá assistência para a viagem e uma ajuda de custo para retornar ao seu país de origem”, descreveram.
A publicação foi feita em meio às políticas do governo Trump que dificultam a entrada de imigrantes nos Estados Unidos e intensificam deportações.
Confira o post na íntegra:
Se você está nos EUA ilegalmente, faça como o E.T.: é hora de ligar para casa. Use o aplicativo CBP Home e vá embora agora, com apoio e dignidade. Você receberá assistência para a viagem e uma ajuda de custo para retornar ao seu país de origem. pic.twitter.com/gJ46agWXet
— Embaixada EUA Brasil (@EmbaixadaEUA) July 23, 2025
O que é o CBP Home?
O aplicativo CBP Home foi lançado pelo governo norte-americano em março deste ano, por meio do Departamento de Segurança Interna, como um incentivo à "autodeportação voluntária para estrangeiros ilegais nos Estados Unidos".
Por este meio, conforme lista o governo dos EUA, imigrantes ilegais podem receber viagens gratuitas, perdão de qualquer multa por não saída e um bônus de US$ 1 mil (equivalente a cerca de R$ 5,5 mil) para facilitar a viagem de volta ao seu país de origem ou a outro país onde tenham um status legal.
Como forma de incentivo para que imigrantes ilegais busquem o aplicativo, a partir do momento em que "estrangeiros ilegais não criminosos" enviam sua intenção de retorno à casa por meio do CBP Home e passam na verificação inicial, eles são "temporariamente despriorizados pelo ICE [sigla para o Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA] para a detenção ou ação de execução antes de sua partida programada".
O intuito é que, pelo aplicativo, após preencherem um questionário simples e fornecerem dados essenciais, imigrantes ilegais retornem aos seus países "sem prisão, detenção ou restrições", em uma "alternativa segura e ordenada que fornecesse assistência e flexibilidade, não medo", frisa o Departamento de Segurança Interna em página onde explica sobre o meio.

